A necessidade de isolamento físico em 2020 devido a pandemia de coronavírus gerou muitas mudanças em diversas áreas da sociedade, e no marketing digital não foi diferente! 

As marcas precisaram se adaptar e utilizar com mais força os canais digitais para realizarem vendas e se comunicarem com seus consumidores. Entre as principais plataformas on-line utilizadas está o Instagram, mídia social que conta com 69 milhões de usuários brasileiros, de acordo com dados divulgados pela We are Social em parceria com a Hootsuite. 

Nós apontamos as principais táticas utilizadas no Instagram que identificamos, e também que usamos nas estratégias dos nossos clientes desde que a quarentena começou no Brasil. Confira!

 

Foco na produção de conteúdo relevante 

O marketing de conteúdo não é novidade, a estratégia vem sendo utilizada e aperfeiçoada há anos pelas marcas. Em 2020, devido a pandemia de coronavírus, houve uma explosão de conteúdo entregue por empresas. 

A interação digital ficou mais importante do que nunca, pois para muitos se tornou o único meio de manter a conexão com seus consumidores durante a quarentena. Além disso, o conteúdo foi uma ferramenta utilizada para entreter as pessoas que passaram a ficar mais tempo em casa.

Devido à todas as circunstâncias, foi possível observar um crescimento gigantesco no conteúdo entregue por marcas no Instagram: muitos cursos foram disponibilizados de forma gratuita, muitas transmissões ao vivo, vídeos para IGTV, posts e stories sobre vários assuntos que interessam ao público-alvo de cada empresa.

Como a entrega de conteúdo beneficia as marcas:

  • Mantém o relacionamento com os consumidores
  • Aumenta o alcance de marca
  • Guia o cliente na jornada de compra
  • Auxilia as vendas

 

Lives

Como consequência do aumento de produção de conteúdo, a ferramenta de lives do Instagram também passou a ser muito mais utilizada pelas marcas. 

No início da quarentena no Brasil, a quantidade de lives na agenda dos usuários era grande. Bastava entrar na plataforma, geralmente no período da noite, para ver os primeiros círculos dos stories cheios de transmissões acontecendo.

O instagram permite que as lives sejam feitas com convidados, ou seja, é possível chamar outras pessoas durante a transmissão para dividir a tela e conversar. Além disso, você interage com os telespectadores por mensagens e é possível utilizar a caixinha de perguntas.

Fonte da imagem: techtudo

As funções da live permitem convidar especialistas em determinado assunto para uma entrevista ao vivo, chamar fãs da marca para conversar, responder perguntas dos clientes, entre muitas outras possibilidades.

 

Aproveitar as novas ferramentas: Reels

Reels é uma nova ferramenta do Instagram, parecida com as funcionalidades da opção “cenas” que tinha nos Stories, e também é semelhante ao TikTok – mídia social de vídeos que em 2020 se tornou o terceiro aplicativo mais baixado do mundo, com 1,5 bilhão de downloads, segundo relatório da SensorTower Analytics. 

A ferramenta Reels é um novo espaço do Instagram, em que é possível fazer vídeos de até 15 segundos com várias cenas, efeitos, músicas e dublagens de áudios.

Utilizar com criatividade as atualizações do Instagram é uma maneira de chamar a atenção do usuário e se destacar na plataforma.

 

SAC 2.0

Com a falta de atendimento presencial, a comunicação digital ganhou ainda mais espaço de relevância para as empresas se comunicarem com seus clientes. Por isso, é muito importante dar mais atenção às mensagens diretas e comentários dos usuários nos perfis da empresa nas mídias sociais.

Marketing humanizado

O marketing humanizado, assim como o nome já aponta, busca humanizar os processos e estabelecer conexões verdadeiras com os consumidores.

Com as diversas mudanças ocasionadas pela pandemia de coronavírus, se tornou ainda mais importante que as marcas humanizem seus processos e levem em conta que estão lidando com pessoas reais, que foram afetadas pela crise, estão com medo e aprendendo a lidar com diversos desafios. 

A estratégia de marketing humanizado leva as empresas a pensarem como podem adaptar seus procedimentos para atender às novas demandas do público-alvo, sobre o que podem falar para auxiliar a conscientização, quais ações significativas podem tomar para serem relevantes em um momento tão delicado.

Ao incorporar um pouco do marketing humanizado na estratégia de comunicação, muitas marcas distribuíram materiais para ensinar sobre as medidas de segurança contra o coronavírus, entregaram dicas de atividades para fazer na quarentena, deram consultoria gratuita para pequenos negócios lidarem com o momento de crise, entre outras ações que fazem sentido para cada nicho.

 

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