Presença Digital
Presença digital é quando a marca é ativa e relevante nas plataformas online em que seu público-alvo está, é facilmente encontrada pelos consumidores no ambiente digital e mantém um bom relacionamento com eles.
Investir na presença digital da sua marca faz parte da estratégia de branding e, consequentemente, vendas. Afinal, quanto mais o público-alvo conhecer e se envolver com a sua empresa, mais chances de negócios você terá.
Basta olhar ao seu redor, perceberá que as pessoas estão sempre conectadas:
- Se querem saber se a sua marca é real, procuram seu site;
- Se possuem alguma dúvida, procuram respostas no Google;
- Se precisam saber como ir, procuram o endereço do local no Google Maps;
- Para conhecer a credibilidade da marca, buscam avaliações da empresa nas mídias sociais, se há casos sem solução no Reclame Aqui ou se há influenciadores falando da marca, por exemplo.
Como funciona a presença digital da marca?
Há muitas maneiras de efetuar a presença digital da empresa e se tornar relevante na internet para atrair o público-alvo e ter sua marca lembrada no momento de decisão de compra.
É fundamental que a equipe envolvida seja especialista nas plataformas que auxiliam a criação da presença digital de uma empresa. É preciso uma gestão e produção de alta qualidade para gerar credibilidade para a sua marca e garantir bons resultados.
A seguir apontaremos as ferramentas mais importantes para gerar uma boa presença digital da sua empresa.
Site institucional
Se a empresa não tem site, é como se ela não tivesse um “endereço” ou uma “sede” online. O primeiro passo para a sua marca ter presença digital é criar ou atualizar seu site com boas práticas de usabilidade, um design atrativo e atualizado, conteúdo envolvente e otimizado para SEO – que significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca.
Google My Business
O Google My Business, em português “Google Meu Negócio”, é a plataforma do Google em que a empresa cadastra seu endereço para aparecer no Google Maps, além de outras informações sobre o que a empresa faz, fotos do local, publicações de conteúdo e ainda é possível receber avaliações de clientes.
O perfil da empresa no Google My Business aparece ao lado direito da página quando um usuário busca pelo nome da marca.
Blog Corporativo
É uma das principais maneiras de fazer o site aparecer em boas posições nas buscas do Google relacionadas a sua marca, desde que os conteúdos sejam produzidos seguindo as regras de SEO.
No blog corporativo, que na maioria das vezes está inserido nos sites institucionais ou e-commerces das empresas, é a plataforma em que publicamos conteúdo para se relacionar com o público-alvo e guiá-los na jornada de compra: do momento de descoberta a decisão de compra.
- Você pode entender mais sobre o assunto acessando nossa página sobre Inbound Marketing.
Para firmar a presença digital da marca com um blog é importante sempre atualizá-lo com conteúdo original e relevante para o público.
Mídias sociais
Seu público está ativo nas mídias sociais? Então sua marca também deve estar!
As mídias sociais são plataformas ideais para manter um bom relacionamento com o cliente-alvo, atrair mais público e, consequentemente, realizar contatos que podem virar negócios.
Face Ads
Face Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e Instagram. O conteúdo orgânico em perfis comerciais, ou seja, os posts de uma marca publicados de maneira gratuita, na maioria das vezes, não alcançam muitas pessoas, pois o Facebook restringe a quantidade de conteúdo de marcas que um usuário pode visualizar por dia. Por isso, é importante impulsionar os posts e fazer anúncios.
O Facebook permite realizar anúncios com diversos objetivos: curtidas na pagina, venda de produto, tráfego para o site, engajamento, alcance de marca, conversão, instalação de aplicativo e início de conversa. Além disso, é possível atingir um público bem específico e medir os resultados de forma precisa.
Google Ads
Google Ads é a plataforma de anúncio do Google que permite colocar seu site no topo do Google em determinadas pesquisas para usuários que atendem o perfil da sua marca.
Materiais para download
Materiais disponíveis para download são ótimos para conseguir contatos importantes que podem virar clientes futuramente e aumentar a credibilidade da marca. Trata-se de uma tática essencial que compõe a estratégia de Inbound Marketing.
Automação de marketing
É uma tecnologia para automatizar processos de relacionamento e venda. Por exemplo, no lugar da sua equipe de atendimento demandar horas para apresentar coisas básicas sobre a empresa para pessoas que ainda não chegaram na etapa de decisão de compra, a automação de marketing envia mensagens, e-mails e conteúdos para os leads (contatos interessados) de acordo com a etapa em cada um se encontra: descoberta, conhecimento da solução ou decisão de compra.
Somente quando o lead está envolvido o suficiente e conhece a empresa e seus serviços ele é enviado para a equipe de atendimento tentar fechar negócios. Dessa forma, a empresa economiza tempo e recursos da equipe de vendas. Além disso, é possível manter um bom relacionamento com o público e ainda medir os resultados para melhorar o que for necessário.
Aqui no Inovatório, nós utilizamos a plataforma RD Station para fazer a automação de marketing dos nossos clientes de Inbound Marketing.