Presença Digital: Descubra o Que é e por Que Ela é Vantajosa para a Sua Empresa

Presença Digital: Descubra o Que é e por Que Ela é Vantajosa para a Sua Empresa

Presença Digital

Presença digital é quando a marca é ativa e relevante nas plataformas online em que seu público-alvo está, é facilmente encontrada pelos consumidores no ambiente digital e mantém um bom relacionamento com eles.  

Investir na presença digital da sua marca faz parte da estratégia de branding e, consequentemente, vendas. Afinal, quanto mais o público-alvo conhecer e se envolver com a sua empresa, mais chances de negócios você terá. 

Basta olhar ao seu redor, perceberá que as pessoas estão sempre conectadas:

  • Se querem saber se a sua marca é real, procuram seu site;
  • Se possuem alguma dúvida, procuram respostas no Google;
  • Se precisam saber como ir, procuram o endereço do local no Google Maps;
  • Para conhecer a credibilidade da marca, buscam avaliações da empresa nas mídias sociais, se há casos sem solução no Reclame Aqui ou se há influenciadores falando da marca, por exemplo.

Como funciona a presença digital da marca?

Há muitas maneiras de efetuar a presença digital da empresa e se tornar relevante na internet para atrair o público-alvo e ter sua marca lembrada no momento de decisão de compra.

É fundamental que a equipe envolvida seja especialista nas plataformas que auxiliam a criação da presença digital de uma empresa. É preciso uma gestão e produção de alta qualidade para gerar credibilidade para a sua marca e garantir bons resultados. 

A seguir apontaremos as ferramentas mais importantes para gerar uma boa presença digital da sua empresa. 

Site institucional

Se a empresa não tem site, é como se ela não tivesse um “endereço” ou uma “sede” online. O primeiro passo para a sua marca ter presença digital é criar ou atualizar seu site com boas práticas de usabilidade, um design atrativo e atualizado, conteúdo envolvente e otimizado para SEO – que significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca.

Google My Business

O Google My Business, em português “Google Meu Negócio”, é a plataforma do Google em que a empresa cadastra seu endereço para aparecer no Google Maps, além de outras informações sobre o que a empresa faz, fotos do local, publicações de conteúdo e ainda é possível receber avaliações de clientes.

O perfil da empresa no Google My Business aparece ao lado direito da página quando um usuário busca pelo nome da marca.

Blog Corporativo

É uma das principais maneiras de fazer o site aparecer em boas posições nas buscas do Google relacionadas a sua marca, desde que os conteúdos sejam produzidos seguindo as regras de SEO. 

No blog corporativo, que na maioria das vezes está inserido nos sites institucionais ou e-commerces das empresas, é a plataforma em que publicamos conteúdo para se relacionar com o público-alvo e guiá-los na jornada de compra: do momento de descoberta a decisão de compra. 

  • Você pode entender mais sobre o assunto acessando nossa página sobre Inbound Marketing.

Para firmar a presença digital da marca com um blog é importante sempre atualizá-lo com conteúdo original e relevante para o público.

Mídias sociais

Seu público está ativo nas mídias sociais? Então sua marca também deve estar! 

As mídias sociais são plataformas ideais para manter um bom relacionamento com o cliente-alvo, atrair mais público e, consequentemente, realizar contatos que podem virar negócios.

Face Ads 

Face Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e Instagram. O conteúdo orgânico em perfis comerciais, ou seja, os posts de uma marca publicados de maneira gratuita, na maioria das vezes, não alcançam muitas pessoas, pois o Facebook restringe a quantidade de conteúdo de marcas que um usuário pode visualizar por dia. Por isso, é importante impulsionar os posts e fazer anúncios. 

O Facebook permite realizar anúncios com diversos objetivos: curtidas na pagina, venda de produto, tráfego para o site, engajamento, alcance de marca, conversão, instalação de aplicativo e início de conversa. Além disso, é possível atingir um público bem específico e medir os resultados de forma precisa.

Google Ads

Google Ads é a plataforma de anúncio do Google que permite colocar seu site no topo do Google em determinadas pesquisas para usuários que atendem o perfil da sua marca.

Materiais para download 

Materiais disponíveis para download são ótimos para conseguir contatos importantes que podem virar clientes futuramente e aumentar a credibilidade da marca. Trata-se de uma tática essencial que compõe a estratégia de Inbound Marketing.

Automação de marketing 

É uma tecnologia para automatizar processos de relacionamento e venda. Por exemplo, no lugar da sua equipe de atendimento demandar horas para apresentar coisas básicas sobre a empresa para pessoas que ainda não chegaram na etapa de decisão de compra, a automação de marketing envia mensagens, e-mails e conteúdos para os leads (contatos interessados) de acordo com a etapa em cada um se encontra: descoberta, conhecimento da solução ou decisão de compra.

Somente quando o lead está envolvido o suficiente e conhece a empresa e seus serviços ele é enviado para a equipe de atendimento tentar fechar negócios. Dessa forma, a empresa economiza tempo e recursos da equipe de vendas. Além disso, é possível manter um bom relacionamento com o público e ainda medir os resultados para melhorar o que for necessário. 

Aqui no Inovatório, nós utilizamos a plataforma RD Station para fazer a automação de marketing dos nossos clientes de Inbound Marketing.