O planejamento de marketing digital encontra as reais necessidades digitais da empresa e aponta estrategicamente quais ações devem ser tomadas nos próximos meses para que a marca alcance seus objetivos.
Para que você compreenda um pouco mais sobre o assunto, nós apontamos as principais razões e funções de um planejamento de marketing. Confira a seguir! ⬇
Encontre os objetivos certos: saiba onde, como e quando chegar
Através de um planejamento de marketing é possível visualizar com clareza a situação da empresa e qual o caminho a ser seguido para chegar nas próximas etapas.
Muito vezes todos temos um grande objetivo, mas não entendemos as pequenas metas que devem ser cumpridas para alcançar esse objetivo maior.
Por exemplo, um empresário deseja aumentar 50% das suas vendas on-line, mas ainda não percebeu todas as ações que precisam ser tomadas para que isso possa acontecer:
– Talvez as informações do seu site estejam confusas e seus clientes desistam da compra por isso;
– Talvez o tempo de carregamento da loja virtual esteja muito alto fazendo com que os usuários desistam de navegar pelo ecommerce;
– Talvez seja preciso melhorar a presença digital da sua marca nas mídias sociais.
Dentro dessa situação que criamos, as metas menores são: reformular e otimizar os conteúdos e hierarquia das informações dentro do site, revisar infraestruturas de servidor e programação para otimizar performance e velocidade de carregamento, além de trabalhar o relacionamento com o público com uma estratégia clara nas mídias sociais. E dentro dessas metas, há mais objetivos específicos definidos com indicadores, como:
– Diminuir a taxa de rejeição do site para 30% até 30 de julho;
– Reduzir a quantidade de desistência de carrinhos em 50% até 30 de julho;
– Aumentar o engajamento no Instagram para 5% até 31 de Maio.
No planejamento de marketing, especialistas analisam a situação da empresa para encontrar metas específicas para serem alcançadas e fazer com que a marca prospere nas suas grandes metas. Além disso, define detalhadamente as ações necessárias e a estimativa de tempo, dando uma visão organizada do que precisa ser feito e em quanto tempo.
Descubra as reais necessidades da sua empresa
Uma ferramenta que todo empresário conhece é análise SWOT, muito usada também na construção do planejamento de marketing para apontar as reais necessidades que a empresa tem e podem ser tratadas com auxílio de estratégias digitais.
Na SWOT é onde apontamos as necessidades e vantagens da marca, após uma análise extensa de mercado, ambiente externo, concorrências, dados do público-alvo e de um mapeamento digital.
O que é análise SWOT?
Técnica usada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças da empresa.
Fonte da imagem: Rock Content.
Escolha as estratégias que a sua marca de fato precisa
Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas no meio digital, mas nem todas fazem sentido para a sua empresa. Por isso, o planejamento de marketing digital permite enxergar com clareza quais as estratégias prioritárias que devem ser utilizadas, quais ações a sua marca realmente precisa, as podem ser adiadas e as que não fazem sentido aplicar.
Otimizar investimento
Sabendo quais as estratégias que a empresa de fato precisa, é possível otimizar os investimentos, direcionando a verba correta para cada tipo de ação, evitando gastos excessivos em algumas táticas e falta de recursos em outras.
Saiba como medir os resultados
Não basta dar a receita, é preciso instruir a descobrir se ela deu certo. O marketing digital não é feito apenas de criatividade, mas sim de muita análise de dados. Por isso, um planejamento de marketing digital aponta metas com indicadores para que todos possam descobrir se as ações estão dando certo, se é preciso mudar algo, se as estratégias provocaram resultados, etc.
Fique menos vulnerável às crises
Ao identificar ameaças e oportunidades no planejamento de marketing, é possível fortalecer mais a sua empresa para reagir a crises.
Philip Kotler, grande autor de diversos livros e pesquisas fundamentais do marketing, em seu livro de Administração de Marketing aponta que o plano de marketing auxilia as empresas a se tornarem menos vulneráveis às crises.
O planejamento de marketing digital conduz, informa e determina os próximos passos que o empresário e sua equipe precisam dar para melhorar as vendas, o relacionamento com o consumidor e o posicionamento da sua marca.
Planejamento de marketing digital em tempos de coronavírus
Devido a fase de isolamento social em 2020 em que o consumo digital aumentou em grande escala, pois o planejamento de marketing digital é ideal para empresas que precisam aumentar o seu alcance online e se adaptar digitalmente para atender novas demandas.
Como funciona a contratação de um planejamento de marketing?
O planejamento de marketing digital é um serviço que nós desenvolvemos aqui no Inovatório. É ideal para empresas que não sabem quais estratégias adotar, que querem aumentar seu alcance de marca no ambiente digital e melhorar os resultados.
Nós realizamos uma reunião de briefing com o cliente para conhecer a empresa e alinhar as expectativas. Internamente, temos várias etapas de pesquisas, brainstorming, definição de público-alvo, criação de personas, tom de voz da marca, mapeamento de presença digital, entre muitas outras análises e criações. Por fim, apontamos as estratégias ideais, como devem ser desempenhadas e medidas, quais os cronogramas e indicadores.
O planejamento de marketing digital é criado e apresentado para o cliente poder iniciar ou redirecionar sua jornada digital em um documento de apresentação com todos os detalhes, orientações e templates para os primeiros meses de execução.
A empresa pode contar com nossos serviços para desempenhar algumas estratégias, mas também tem a opção de contar com sua equipe de marketing interna (se houver) para seguir o planejamento.
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