Está se perguntando se precisa de um site novo? Existem várias questões que indicam que uma marca ou empresa está precisando de um site novo ou uma reestruturação para melhorar seus resultados de vendas, coletas de leads ou alcance de marca.
Nós listamos alguns indicadores importantes que apontam a necessidade de se desenvolver um novo site. Confira!
O posicionamento do site no Google está baixo
Quando as pessoas procuram pelo nome da sua empresa no Google, seu site deve ser a primeira resposta.
Além disso, para ter bons resultados de negócios, as páginas do seu site devem estar bem posicionadas nas buscas por palavras-chaves relacionadas à sua empresa, serviços ou produtos. Para que isso aconteça organicamente, ou seja, sem anúncios no Google, seu site precisa estar adequado às melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO).
SEO são requisitos de otimização para mecanismos de busca – uma das mais importantes estratégias para um site manter-se relevante a ponto de ser exibido entre os primeiros resultados do Google. Levando em conta que os buscadores têm como objetivo fornecer as respostas mais coerentes ao que os usuários procuram, as regras de SEO são uma maneira de informar aos robôs do Google que um site específico é o melhor resultado para determinada busca.
São muitos os requisitos de SEO a serem aplicados a um site, o que envolve os textos, imagens, código HTML, bem como outros indicadores como o tempo que os usuários permanecem nas páginas e se o site possui links externos, ou se também é citado em outros lugares.
Para saber os resultados do seu site no Google, o maior e mais usado buscador do mundo, acesse o Google Analytics.
O que fazer quando o site não ranqueia bem no Google?
Nesse caso, se o posicionamento do seu site estiver baixo no Google, você pode fazer uma revisão do site com foco em SEO. Isso inclui montar um planejamento de palavras-chaves, alterar os textos e criar novos conteúdos, principalmente para blog.
Para entender se o baixo posicionamento no Google significa que você precisa de um novo site, é preciso avaliar outros fatores: se o site possui um layout muito antigo, se é necessário fazer anúncios em outras plataformas que seu cliente-alvo está, entre muitas outras possibilidades.
Se seu site não ranqueia bem e você está em dúvida no que fazer, envie-nos uma mensagem. Nós podemos te ajudar a encontrar uma boa solução.
O site não converte em vendas ou leads
Se os resultados em vendas ou conversão de leads está baixo, é um alarme para você analisar seu site. Será que as pessoas não estão achando o que procuram? Os formulários de inscrição ou contato são de fácil localização? No caso de lojas virtuais, o processo de pagamento é muito longo ou será que os produtos estão mal colocados no site? Enfim, há diversas causas possíveis para a falta de conversão no site.
Se ele recebe poucas visitas, consequentemente haverá poucas conversões. Porém, se os dados de conversão não são proporcionais aos de visitas, você precisa descobrir o motivo disso. E uma das soluções pode ser rever a estrutura do seu site.
Alto índice de rejeição
O índice de rejeição revela a porcentagem do público que não encontra o que procura no seu site ou em páginas específicas dele. Para cada parte do site há uma quantidade de tempo que o usuário precisa permanecer ou navegar para localizar as informações. Se ele ficar menos que o esperado, isso significa que não encontrou o que procura.
Você pode descobrir o índice de rejeição do seu site na própria plataforma em que ele está (WordPress, Magento, etc.) ou no Google Analytics.
A usabilidade do site é ruim
Usabilidade é um termo técnico que se refere a priorizar a melhor experiência do usuário para que a navegação seja simples e, principalmente, eficiente. É essencial que a navegação seja fácil, a linguagem clara e envolvente, e que o site conte como uma boa estrutura de informação e links, contato em destaque, entre dezenas de outras características.
Uma taxa de rejeição alta pode apontar que a usabilidade do site está ruim. Além de analisar o desempenho do site, se possível, faça teste com pessoas que pertencem ao seu público-alvo e nunca acessaram seu site antes. Confira o tempo que elas levam e a dificuldade que enfrentam para realizar diversas tarefas no site, tanto no computador como em dispositivos móveis. Se a maior parte das pessoas encontram muita dificuldade, está na hora de desenvolver um site novo.
O site é antigo
Seu site foi feito há um certo tempo? Muitas coisas mudaram na internet nos últimos cinco anos, como questões de usabilidade, estratégias de SEO e aspectos estéticos. Por isso, se seu site tem uma estrutura ou design antigo, com certeza está na hora de pensar em um novo site.
O site não condiz com a identidade visual da marca
Se a sua marca passou por um redesign, é essencial que o site esteja de acordo com os novos padrões estéticos. Além disso, caso seu site tenha sido desenvolvido por um profissional que não é da área de webdesign e programação, se tiver sido criado a partir de um layout grátis ou não tiver sido adaptado para a sua empresa ou ainda se, por qualquer outra razão, ele não segue a identidade visual da marca, é muito importante desenvolver um novo site. Afinal, o site é considerado a “sede” da empresa na internet. Ele precisa demonstrar profissionalismo para gerar credibilidade e atrair clientes – mesmo que não seja um e-commerce.
Site sem responsividade
Aqui no Inovatório, nos relatórios mensais, apresentamos dados que mostram que a maior parte dos acessos nos sites de nossos clientes são feitos via smartphones. Para além da nossa realidade, a pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) aponta que a proporção de brasileiros que utilizam cada dispositivo é:
– Telefone celular (97%);
– Computador (43%);
– Televisão (30%);
– Aparelho de videogame (9%).
Outro ponto a se considerar é a responsividade – a capacidade do site de se adequar conforme o dispositivo, permitindo a melhor usabilidade em qualquer tela. Quando o site não é responsivo e foi desenvolvido apenas para acesso via desktop (telas de computador), a navegação do site pode ser muito ruim, sendo necessário dar zoom em várias partes do site para ler, Também pode ser difícil clicar nos botões, entre muitos outros aspectos negativos.
Devido a quantidade de acesso mobile, é essencial que o site seja responsivo.
Site não está alinhado com seus objetivos de marketing
Se seu objetivo é vender mais, você sabe dizer se o seu site está auxiliando nessa meta? Você está realizando a quantidade desejada de vendas ou coletando bons contatos pelo site da empresa? Se o seu objetivo é ampliar o alcance de marca, seu site está tendo um bom ranqueamento?
Independente dos objetivos, avalie sempre se seu site está auxiliando sua empresa a obter resultados positivos. Se a resposta for não, analise a possibilidade de desenvolver um novo site.
Quer saber mais sobre como funciona a contratação de um site?
Preencha o formulário e nós enviaremos um e-mail para você com mais informações.
O site não converte em vendas ou leads
Se os resultados em vendas ou conversão de leads está baixo, é um alarme para você analisar seu site. Será que as pessoas não estão achando o que procuram? Os formulários de inscrição ou contato são de fácil localização? No caso de lojas virtuais, o processo de pagamento é muito longo ou será que os produtos estão mal colocados no site? Enfim, há diversas causas possíveis para a falta de conversão no site.
Conte conosco para tirar suas dúvidas!
Confira outros conteúdos:
– Checklist de marketing de conteúdo
– 4 erros que podem afastar clientes da sua empresa
– Os 10 poderes das mídias sociais para os negócios