Usar as mídias sociais para acelerar os negócios é uma excelente estratégia para se conectar com os clientes em potencial, aumentar o alcance da sua marca e auxiliar no resultado as vendas.
Com 2,23 bilhões de contas no Facebook e 64 milhões de contas no Instagram em 2018, sendo um dos meios de comunicação mais importantes e utilizados atualmente, as mídias sociais são utilizadas pelas pessoas para para fins de entretenimento, relacionamento e troca de informações. E sua empresa pode fazer uso desses canais para criar laços com o público e tornar a marca ainda mais conhecida!
Mídias sociais para negócios: as pessoas encontram sua marca?
Quando o público busca por sua empresa no Google, Facebook ou Instagram, há três resultados possíveis:
- Não encontrar nada (o que pode despertar desconfiança sobre a credibilidade ou mesmo existência da marca);
- Encontrar os perfis da sua marca nas mídias sociais, mas sem atualizações (o que pode gerar desinteresse);
- Encontrar os perfis da sua marca nas mídias sociais com conteúdo interessante e atrativo, ser levado a saber mais sobre a sua empresa, serviços e produtos, além de ser estimulado a acompanhar as atualizações e assim iniciar a jornada de compra.
Não basta estar presente, sua marca precisa estar ativa e ser relevante nas mídias sociais
Para obter resultados, você precisa ter uma presença digital consistente, isso significa mostrar-se ativo nas redes sociais que seu público-alvo utiliza, entregar frequentemente conteúdos que sejam úteis, além de interagir e mesmo criar relacionamentos com os clientes em potencial.
Uma página de Facebook inativa ou que publica conteúdo impróprio, insignificante, mal preparado ou que não está de acordo com a linha de identidade e propósito da empresa costuma ter maior chance de afastar o público, reduzindo os resultados e também afetando negativamente a credibilidade da marca.
Além disso, nas mídias sociais as informações repercutem rápido e alcançam milhares de pessoas. Um conteúdo que permita uma interpretação negativa ou com dados errados pode ser extremamente danoso para a imagem da instituição. Por isso mesmo é que cuidar da comunicação digital de uma empresa é uma tarefa séria e é melhor executada quando realizada por uma equipe de profissionais especializados que possam garantir a qualidade e assim, oferecer maior proteção à reputação da marca.
Conheça os 10 poderes das mídias sociais para negócios
1. Tornar a comunicação mais rápida e fácil
Nas mídias sociais, a comunicação é muito ágil. Você pode divulgar produtos, serviços e outras informações importantes para que o público tenha acesso de maneira imediata.
A empresa também pode receber, analisar e responder clientes de maneira mais rápida e fácil do que canais como e-mail ou telefone. Em outras palavras, as mídias sociais são uma excelente ferramenta que auxilia no Serviço do Atendimento ao Consumidor (SAC), além de ser um apoio importante para a captação de clientes e prospecção.
2. Alcançar e impressionar clientes em potencial
As mídias sociais para negócios dão a oportunidade de impressionar clientes de diversas formas: conteúdo exclusivo mostrando novidades, produtos, serviços e outras informações relevantes da empresa, além de interagir de diversas maneiras com seu público! Um exemplo atual é como a Netflix responde e dá voz aos seus clientes.
3. Gerar lovemarks
Uma marca se torna uma lovemark quando envolve o consumidor a ponto dele se tornar um cliente fiel, apaixonado e um verdadeiro fã dos produtos ou serviços.
Marcas que são consideradas lovemark costumam demonstrar grande preocupação em criar relações realmente significativas, manter um contato próximo com o público-alvo e entender de forma genuína o que os clientes pensam, desejam e precisam.
4. Melhorar o posicionamento da sua marca
Posicionamento de marca é sobre como o público-alvo enxerga a sua marca e que valores, causas e histórias estão diretamente associadas a ela. As mídias sociais são uma excelente plataforma para aplicar estratégias que contribuem para definir e reforçar o posicionamento da sua empresa perante diferentes públicos: clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e até mesmo outros públicos direta ou indiretamente envolvidos no tema de negócio da marca.
5. Aumentar a visibilidade orgânica
Anúncios são extremamente importantes para gerar resultados nas mídias sociais para negócios, mas é possível conseguir uma visibilidade orgânica também sem pagar, por meio do uso de melhores práticas dentro. Isso pode ser feito através de compartilhamento, posts publicados no horário certo, interação nos comentários, entre outros fatores.
6. Auxiliar no processo de venda dos seus produtos
Com as mídias sociais, as marcas podem explorar de diversas formas a divulgação de seus produtos ou serviços, seja mostrando fotos e vídeos, produção, pessoas usando, anúncios, produtos marcados nas publicações, entre outras opções.
7. Levar a marca a entender mais seu público
Parte do que faz com as mídias sociais eficazes para marketing é a interação que sua marca tem com os clientes. É possível perceber o que o público-alvo gosta, suas necessidades e também sua opinião por meio de mensagens e conteúdos autorais.
8. Ajudar a construir relacionamentos com seus clientes em potencial
É importante entender que de forma geral, para o público, as mídias sociais são uma ferramenta de entretenimento e relacionamento e, não uma plataforma de marketing. Por isso, é importante não contar com as mídias sociais apenas com intuito de vender produtos. É muito mais efetivo utilizar esses canais como espaço de interação com os seguidores e clientes.
Isso pode ser um desafio quando você está desenvolvendo sua estratégia de marketing de mídia social. É comum que as empresas adotem uma abordagem puramente comercial em seus conteúdos, divulgando apenas ofertas, anúncios e avaliações de clientes. Apesar de esse tipo de publicação ser necessário, em excesso ela se torna um erro e afasta os clientes. Afinal, ninguém gosta de quem só fala de si, não é mesmo?!
Quando você deixa de ver as mídias sociais como apenas uma forma de divulgar seus produtos e começa a vê-las como uma maneira de se conectar com seus clientes, isso pode transformar seus resultados! Sua marca pode ajudar os clientes respondendo às suas perguntas, entretendo-os e informando-os com conteúdo relevante e até criando laços sobre interesses compartilhados.
9. Auxiliar na fidelização de clientes
As mídias sociais auxiliam as pessoas a lembrarem da sua empresa e a acompanharem as atualizações. Assim, fica mais fácil manter seu público por perto e também colocar em prática estratégias de fidelização.
10. Entregar boa segmentação e redirecionamento para anúncios
O Facebook e o Instagram oferecem a possibilidade de anúncios altamente segmentados, que podem ser personalizados de acordo com os objetivos de cada campanha.
Os anúncios do Facebook, por exemplo, permitem que a marca segmente seus clientes de acordo com critérios como idade, local, nível de escolaridade e até mesmo comportamento do usuário – por exemplo, as páginas que um usuário gostou. Além disso, os anúncios podem ter diferentes objetivos: conversão, tráfego em um site, venda de produtos, curtidas, alcance, etc.
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