O marketing de influência pode ser definido, de forma simplificada, como a estratégia de se contratar uma pessoa que possui grande influência sobre determinado público para que seja transmitida uma mensagem sobre uma causa, produto ou serviço, especificamente por meio de canais de mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter ou plataformas de conteúdo como blogs ou Youtube. Porém, será que esse tipo de ação vale a pena para a sua marca? É isso que vamos te ajudar a descobrir neste post!
Marketing de influência: quem são os influenciadores?
Na publicidade dos anos 2000, uma das estratégias mais utilizadas era contratar uma celebridade para estrelar comerciais televisivos de grandes marcas – que eram levados para outros formatos, como impressos e rádio. Alguns comerciais alcançaram grande repercussão, unindo celebridades e marcas como Xuxa e os cosméticos Monange, Emerson Fittipaldi e as Baterias Moura, Gisele Bündchen e a operadora de TV a cabo Sky. E há outras centenas de comerciais que fizeram sucesso ao atrelar produtos com pessoas famosas à sua época, capazes de gerar influência sobre seu público.
Com a popularização da internet e o surgimento de diversos canais e plataformas para se produzir e publicar conteúdo, surgiu um novo nicho de celebridade que geram impacto sobre o público e têm o potencial de divulgar marcas, produtos e serviços: os influenciadores digitais. São pessoas que conquistaram uma grande quantidade de seguidores em canais de mídias sociais como Instagram e Youtube, por meio de seu posicionamento ou tipo de conteúdo, e assim conseguiram demonstrar sua capacidade de impactar pessoas com mensagens e influenciar, em grande medida, a tomada de decisões de compra daqueles que os seguem.
Há casos em que um influenciador digital mostra-se mais mais efetivo na transmissão de uma mensagem e no alcance do público do que uma grande celebridade televisa, por exemplo – ou até mesmo mais efetivo que canais inteiros de mídia. Dependendo do produto a ser divulgado e do resultado esperado pela marca, é muito mais interessante contar com um influenciador que seja próximo do público do que uma personalidade inacessível. Por exemplo, na hora de escolher um cosmético ou conhecer um tipo específico de shampoo, é mais fácil para uma jovem de 20 anos se identificar com uma mulher parecida com ela do que com uma super modelo como a Gisele Bündchen.
Há diversos tipos de conteúdos pagos que podem ser produzidos pelos influenciadores digitais a pedido de marcas. Um dos mais famosos é o chamado “publipost”.
Esse é um exemplo de publi post com uma influenciadora. Niina Secrets, produtora de conteúdo no segmento de beleza e estilo de vida, que conta com 3,5 milhões de seguidores no Instagram (dados de outubro de 2019).
Mas não pense que para utilizar o marketing de influência a sua marca precisa fazer uma ação com influenciadores que possuem milhões de seguidores. Isso por que não é necessariamente o tamanho da rede de seguidores o que mais importa para uma ação de marketing de influência. Existem influenciadores pequenos e regionais que podem ser uma excelente opção para a sua empresa.
Segundo o estudo The Price of Influencer Marketing 2019 da Klear, os influenciadores podem ser classificados da seguinte forma quanto ao seu potencial de alcance:
- Nano influenciador: 1 mil a 10 mil seguidores.
- Micro influenciador: 10 mil a 100 mil seguidores.
- Macro influenciador: 100 mil a 1 milhão de seguidores.
- Celebridade: mais de 1 milhão de seguidores.
Quanto custa contratar um influenciador digital?
Os valores podem variar de acordo com o influenciador e o tipo da ação programada junto à marca. Por isso, o ideal é solicitar um orçamento ou pedir o mídia kit (apresentação de dados de público e valores de ação) para cada pessoa com quem você pretende trabalhar. De acordo com o estudo The Price of Influencer Marketing 2019 da Klear, esta é a média de preço (em dólares) de publi posts de macro influenciadores e celebridades.
Tipos de ações com influenciadores
Há diversos tipos de ações de marketing de influência que podem ser feitas com influenciadores. Para obter um resultado positivo, é importante contar com agências e profissionais de marketing, relações públicas ou publicidade para elaborar a estratégia certa para a sua marca.
Nem sempre a ação é paga em dinheiro. É possível fazer parcerias, trocas de produtos ou serviços por conteúdos. Também é possível enviar produtos como presentes, caso faça sentido para aquele influenciador e seu público – isso, porém, não é garantia de que o produto será exibido nos canais, já que sem um contrato de prestação de serviço o influencer não é obrigado a publicar foto ou vídeo mostrando o que recebeu. No caso de parcerias, é possível fazer a proposta e acordar o que será feito pelo influenciador a partir do recebimento do produto ou uso do serviço.
As ações mais comuns de marketing de influência digital são:
Publi posts no feed
Ação em que o influenciador publica foto ou vídeo no seu feed do Instagram sobre o produto da marca. O conteúdo da publicação precisa ser planejado e aprovado com a marca antes de ir ao ar. Um post no feed fica para sempre na timeline do influenciador (ou por um longo tempo, que pode ser determinado em contrato).
Stories
O story é a ferramenta mais utilizada no Instagram. Um story pode ser em formato de vídeo ou foto e sua característica principal é que permanece no ar somente durante 24 horas. O Instagram, porém, permite que o story seja fixado ao perfil, por meio da ferramenta de “Destaques”, uma galeria de melhores stories do influenciador.
Na ferramenta de stories há diversas possibilidades de interação com os seguidores, como enquetes, perguntas, testes e também é possível colocar um link para as pessoas acessarem o site da marca (desde que sua conta tenha mais de 10 mil seguidores). Há diversas possibilidades de criação de conteúdo que o influenciador pode criar por meio dos stories – basta alinhar corretamente a ação entre marca e influenciador para que faça sentido para o público e traga resultados positivos.
Vídeo no Youtube
Patrocinar um vídeo nos canais dos influenciadores é uma das técnicas de marketing de influência mais antigas no meio digital. As marcas geralmente pagam para o influenciador fazer um vídeo resenha de um produto, mas é possível propor outros temas para o conteúdo.
Visita em eventos
As marcas podem, ao convidar influenciadores para lançamento de produtos, contratar um pacote de publicações sobre o evento. Também é comum convidar influenciadores para um evento específico no estabelecimento, no caso de restaurantes e lojas, por exemplo.
Sorteios
Realizar sorteios no Instagram é muito comum. Um exemplo de ação: o influenciador publica uma foto apresentando o produto e as regras do sorteio. Para entrar no sorteio, o público mostra que está seguindo o que foi pedido, coisas como seguir o perfil da empresa ou marcar amigos nos comentários do post. Essa é uma das ações que ajudam a aumentar o alcance da marca.
Para facilitar a realização do sorteio, os influenciadores utilizam sites ou softwares que geram os nomes dos premiados a partir de todos os participantes que seguiram as regras propostas.
Para que uma ação de sorteio seja bem sucedida, é preciso acordar com o influenciador algumas questões, como por exemplo os limites geográficos de envio do produto para o ganhador (caso se aplique), o modo de retirada do prêmio, as datas previstas para isso, entre outros pontos que podem impactar no resultado final.
Mas afinal, vale a pena investir em marketing de influência?
A estratégia de marketing de influência vale sim para muitas marcas. Porém, cada empresa tem suas singularidades, então é preciso analisar a ação e checar questões importantes para entender se naquele momento e contexto há chance de se obter bons resultados.
Valerá a pena investir em influenciadores se a sua resposta for sim para as seguintes perguntas:
– Você encontrou um influenciador que está de acordo com seu público-alvo?
– Seu produto ou serviço tem ligação com o influenciador, ou seja, seu uso faz sentido para ele, individualmente?
– A ação traçada com o influencer tem um bom conteúdo? Publicações com muita cara de publicidade não envolvem tanto os seguidores quanto os publi posts que realmente possuem um conteúdo.
– A sua marca tem contas nas mídias sociais com um conteúdo relevante e atrativo para as pessoas? Ao buscarem sua marca nos canais online, os seguidores do influenciador encontrarão algo atrativo e dentro do contexto da ação realizada?
Cuidados ao utilizar o marketing de influência
No marketing de influência, você está associando a sua marca a uma pessoa – o que pode ser bom e gerar resultados positivos. Porém, a escolha da pessoa ou da ação errada pode gerar uma crise de imagem para a sua empresa. Então, é imprescindível ter alguns cuidados na hora de contratar um influencer e elaborar o trabalho que será realizado. Nós listamos algumas dicas.
O público do influencer precisa ser o público-alvo da sua marca
Escolha um influencer que tenha o público que você deseja atingir. Geralmente, Instagram e Youtube entregam dados sobre os seguidores. Solicite o mídia kit ou esses dados antes de contratar um influenciador para checar se a ação faz sentido para a sua marca.
Evite influenciadores que se envolvem em polêmicas
Como no marketing de influência você associa sua marca a uma pessoa, é importante que essa pessoa seja respeitada pelo público. Pesquise se os influenciadores que estão na sua lista de contratação não se envolveram recentemente em polêmicas que poderão de alguma forma se conectar à sua marca de maneira negativa.
Pesquise se o influencer realmente tem credibilidade com seu público-alvo
Confira os comentários nos canais do influenciador e veja outras publicidades que ele já fez para perceber a recepção do público com as ações comerciais, para checar se as pessoas realmente são impactadas pelo que o influencer publica.
Analise os perfis do influencer e seu mídia kit para fugir dos bots
Confira se os comentários, curtidas e seguidores do influencer são pessoas reais. Existem perfis com muitos seguidores falsos ou interações feitas por robôs (bots), ou seja, parte do público e engajamento são “fabricados” e, portanto, uma ação comercial com eles não dará resultados reais para a sua marca.
É importante checar se a quantidade de seguidores e de comentários são proporcionais nos posts. Por exemplo, um perfil que apresente 300 mil seguidores no Instagram mas um baixo número de interações nos posts tem grandes chances de ter seguidores falsos ou mesmo seguidores que apenas não fazem sentido para seu conteúdo, o que o torna pouco interessante para uma ação de marketing de influência.
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