A criação de um site envolve muitas etapas e questões importantes que estão relacionadas com a estratégia de negócio da empresa. Por isso, nós selecionamos as cinco principais dúvidas que recebemos sobre o assunto, aqui no Inovatório, para ajudar você a pensar sobre o seu site e evoluir o marketing digital da sua marca.
Se você pensa em ter um site novo para a sua marca e também tem dúvidas sobre o assunto, leia e conte conosco para sanar outras questões que você possa ter, ok?!
1. Sua marca precisa mesmo de um site?
Uma das principais dúvidas sobre a criação de um site começa na pergunta: é melhor ter um site, um blog ou contas nas redes sociais? A resposta certa é: os três são imprescindíveis para o alcance digital da sua marca. Porém, a prioridade deve ser para o site.
O site é a vitrine da sua marca – seja ela uma loja ou não. Inclusive, no ambiente on-line, não ter um site é o equivalente a não possuir uma sede. É no site que você poderá centralizar todos os conteúdos sobre produtos e serviços, apresentar os cases e também captar o e-mail dos visitantes para iniciar um relacionamento de longo prazo com possíveis clientes.
O blog é um complemento importante da sua estratégia de marketing digital. Ele deve estar dentro do site, pois é uma ferramenta essencial para gerar conteúdo e atrair tráfego, ou seja, visitas no site – quando utilizado a partir de um planejamento estratégico e de acordo com as melhores prática de Search Engine Optimization (SEO). É no blog que você pode publicar conteúdos regulares sobre sua marca, novidades e lançamentos ou destacar histórias de parceiros e clientes, dando mais dinamismo ao site, entregando mais informações que poderão ajudar os visitantes a tomarem decisões relacionadas ao serviço ou produto que você oferece.
As mídias sociais auxiliam na atração de visitantes e são ótimas para manter o relacionamento com o público. Se você deseja conhecer mais sobre mídias sociais e como elas podem ajudar o seu negócio, confira nossos conteúdos sobre o assunto:
– Os 10 poderes das mídias sociais para os negócios
– Checklist de marketing de conteúdo
– Como as empresas aumentam seu alcance de marca
2. A criação de um site possui muitas etapas
Pode parecer clichê dizer que um bom site não fica pronto de um dia para o outro, mas essa é a verdade. Um site com conteúdo e design desenvolvidos exclusivamente para sua marca, além de toda programação para que cada detalhe funcione perfeitamente, exige um bom tempo de dedicação de uma equipe de profissionais. Há sites mais simples que são construídos em um período de 30 dias, enquanto outros podem levar dois ou três meses, e até mais, nos casos em que é necessário desenvolver um sistema interno com funcionalidades específicas.
Aqui no Inovatório, as etapas de criação de um site institucional são:
Reunião de Briefing
Reunião para a coleta de dados sobre os objetivos do projeto e demandas de desenvolvimento, bem como levantamento de preferências do cliente e possíveis referências de estilo e design gráfico.
Alinhamento de Informações
Este é o momento em que são definidas questões sobre hospedagem e domínio. Caso necessário, o Inovatório oferece o seu próprio serviço de hospedagem de sites para atender o cliente. Também são verificadas quais informações textuais e visuais já estão disponíveis com o cliente. No caso de redesign de site, por exemplo, é possível resgatar conteúdos de texto que já foram usados anteriormente e que ainda fazem sentido para a marca.
Pesquisa e Conceituação
Nessa etapa, a equipe Inovatório se dedica a pesquisa de tendências, de público e de concorrentes. O cliente tem acesso ao resultado da pesquisa e aprova os conceitos que serão desenvolvidos no site.
Criação de Layouts e Textos
Designers, webdesigners e redatores trabalham para completar o projeto gráfico e conteúdo textual em conjunto. Essa etapa é de fundamental importância e deve ter muita atenção por parte do cliente, pois após sua aprovação terá início o desenvolvimento da estrutura web do site.
Programação
É quando a equipe se dedica ao desenvolvimento de arquitetura do site. A partir dessa fase, torna-se mais complexo fazer alterações de layout ou estilo gráfico, pois a programação será desenvolvida, página por página, seguindo o que foi aprovado pelo cliente. Depois, é realizada a apresentação do site em sua versão wireframe e testada a sua navegação funcional.
Publicação do Site e Treinamento
Depois do desenvolvimento e homologação, a equipe Inovatório treina o cliente na utilização de algumas das funcionalidades de seu site: inserção de conteúdos, arquivos e fotografias, entre outras opções de uso incluídas no escopo do projeto.
3. É necessário uma equipe de profissionais para construir um site
A criação de um bom site envolve profissionais especializados em áreas diferentes que são essenciais para o sucesso do projeto do site. São elas:
– UX Writing (escrita com foco na experiência do usuário);
– SEO;
– Design UX;
– Programação back-end e front-end.
4. O briefing é uma das etapas mais importante da criação de um site
A definição das informações do briefing é o primeiro degrau da criação de um site e é fundamental para que projeto dê certo, mas você sabe por quê?
O briefing é o documento que direciona todas as outras etapas do desenvolvimento do site. Por meio dele, a expectativa do cliente é alinhada, os objetivos são esclarecidos e muitas outras informações relevantes são apontadas para que o site seja desenvolvido dentro dos padrões desejados.
Um briefing, principalmente de um projeto longo como a criação de um site, deve ser claro e munido de informações de qualidade, para que seja consultado ao longo do processo de criação e evite que a equipe ou o cliente saiam do foco delineado no início do projeto. O ideal é que ele seja criado para ser um documento no sentido estrito da palavra, um instrumento que registra as decisões tomadas para a criação do site de forma objetiva e transparente.
É por isso que o cliente precisa responder ao briefing e aprová-lo logo no início do projeto. A mudança de briefing significa também a mudança de escopo e gera muitos ajustes
desnecessários, o que pode prolongar a execução do projeto e até colocar em risco o seu sucesso.
5. Hospedagem e domínio
Todo site profissional que está no ar precisa pagar por um serviço de hospedagem que o manterá no ar e oferecerá uma série de serviços básicos, como disponibilização de e-mails personalizados com o nome da sua empresa e domínio, ou ainda banco de dados, informações de acesso e outras funcionalidades.
A hospedagem de site deve ser feita por uma empresa que garanta a segurança de dados, pois será guardada a estrutura do site. Assim, você evita que seu site saia do ar ou ainda que ele possa ser vítima de ataques virtuais, seja de hacker ou de diferentes tipos de vírus.
Para um site institucional, o valor varia de R$ 20 a R$ 40 mensais. Para e-commerces, o valor pode ser maior, dependendo do pacote escolhido, pois contém mais serviços que as lojas virtuais necessitam.
Aqui no Inovatório, o cliente tem a opção de incluir no contratado o serviço em que nós nos responsabilizamos pela hospedagem do site. Para cada tipo de site nós indicamos um tipo de hospedagem, de acordo com as necessidades de serviço e quantidade de acessos que o site deve ter a médio e longo prazo.
O domínio é o endereço do seu site. Por exemplo: www.inovatorio.com.br. Não é possível adquirir ou utilizar um domínio que já foi registrado e está em uso por outra pessoa ou empresa. Por isso, é importante conferir e registrar o domínio no serviço Registro.br logo no início do projeto de desenvolvimento de um site.
Quer saber mais sobre a criação de um site? Mande-nos a sua dúvida!