A cada ano, os profissionais do Marketing debruçam-se sobre o que está acontecendo no mercado e analisam a fundo as tendências para apontar caminhos do setor para o próximo ano. Estudando os apontamentos dos especialistas e unindo-os com as percepções e vivências dos profissionais do Inovatório, apontamos agora algumas tendências que poderão se consolidar no Marketing Digital em 2020.
Crescimento do Google My Business
O Google My Business (Google meu Negócio) é uma ferramenta gratuita para as empresas aumentarem as chances de serem encontradas no Google. Na plataforma, é possível cadastrar informações sobre a empresa, fotos, publicar conteúdo (textos, imagens e links) e receber avaliações.
Os usuários podem ver o Google My Business ao lado dos resultados de buscas quando digitarem o nome da empresa.
A ferramenta permite destacar a empresa nas buscas, aumenta o tráfego de usuários, permite interagir com o público-alvo e obter informações relevantes sobre o perfil dos clientes.
O Google My Business começou a ser mais explorado pelas empresas recentemente, e a tendência de 2020 é que muito mais pessoas passem a utilizar tudo que a plataforma oferece para obter resultados positivos no alcance de marca e geração de leads. A própria plataforma conta com muitos tutoriais e conteúdos explicativos sobre como utilizar cada um dos recursos a favor de marcas na internet.
SEO ganha ainda mais força nas estratégias de conteúdo
Search Engine Optimization (SEO), ou seja, a otimização de conteúdos da web para facilitar o encontro pelos mecanismos de busca é uma importante tática utilizada para posicionar um site nos primeiros resultados do Google.
Muito se falou sobre SEO nos últimos anos. Aqui no Inovatório, por exemplo, já é regra a produção de conteúdo de sites e publicações de blog de todos os nossos clientes. Porém, em 2020 espera-se que a estratégia seja ainda mais potencializada e utilizada.
E o que isso significa? Na nossa visão, este será o melhor momento para se produzir conteúdo ainda mais específico a partir de palavras-chaves que tenham menor concorrência em seu nicho, e se atentar a outra grandes tendências: busca por imagens e busca por áudio.
Busca por palavras-chaves específicas e busca por perguntas
Palavras-chaves com menor concorrência são aquelas direcionadas a um conteúdo para perguntas mais específicas que os usuários buscam.
Por exemplo, se uma faculdade de Administração produz um conteúdo pensado para a palavra-chave “faculdade”, ela disputará espaço no Google com demais faculdades de todo Brasil e assuntos relacionados. Sendo esta uma palavra-chave com resultado muito amplo nas buscas, isso aumenta as chances de o conteúdo criado não ser a melhor resposta para grande parte das pessoas que pesquisam pelo termo “faculdade.” Uma ação mais assertiva seria focar em conteúdos com termos mais específicos, e pensar em como elas se encaixariam em perguntas básicas a respeito de um determinado assunto :
– Dicas para encontrar uma pós-graduação em Marketing
– Como funciona uma faculdade a distância?
– Cursos de Marketing em Curitiba
Pesquisa por imagens
Plataformas como Google e Pinterest permitem aos usuários buscarem por imagens semelhantes. Esse recurso promete ser mais explorado em 2020. Uma das formas de aproveitá-lo é se atentar às regras de SEO relacionadas a materiais gráficos, como utilizar mais imagens em meio ao texto e adicionar descrição alternativa e tags em cada imagem.
Anúncios: busca por melhor performance e mais inovação
Os anúncios no Facebook e Instagram cresceram muito em 2019, mas a tendência em 2020 é que, para se destacar e conseguir bons resultados, as marcas inovem cada vez mais nos criativos e busquem diferentes configurações. A tendência é explorar ainda mais as possibilidades do Facebook Ads.
Conteúdo interativo
Em 2020, a tendência é que o marketing de conteúdo ofereça ao público mais do que a combinação de um texto e uma foto. Publicações “compráveis” (com tags de produtos para comprar), enquetes, posts de imagens estilo carrossel e vídeos em 360 graus são exemplos de formatos de conteúdo interativo que tendem a ser mais explorados, segundo testes e pesquisas feitas pelo criador e analista de conteúdo Paulo Cuenca em palestra na Hotmart.
No início de 2019, o Brasil era o 5º país em ranking de uso diário de celulares no mundo. Os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular em 2018, de acordo com o relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie, considerando um dos mais completos do mundo.
Considerando-se que as passam cada vez mais tempo on-line e buscam por novas experiências, a criação de um conteúdo interativo é uma excelente aposta para atrair o público-alvo e envolvê-lo com as ações digitais da marca.
Criação de conteúdo por áudio
O consumo de podcasts no Brasil cresceu 67% em 2019, aponta pesquisa feita pela Deezer, plataforma de streaming de músicas e podcasts. O estudo foi feito com dados de serviços de streaming como Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts.
Em entrevista a UOL, Javier Piñol, chefe do Spotify Studios na América Latina, afirma que 2019 foi o ano do Spotify, que 2020 será novamente. Ainda há muito espaço para a diversidade de conteúdo. Pouco a pouco as marcas estão enxergando as possibilidades que os podcasts oferecem, tanto para oferecer conteúdo patrocinado nos podcasts que já existem como também para criar podcasts relacionados à própria marca.
Conteúdo e relacionamento via aplicativos de mensagens
Atualmente, o que ainda domina o contato direto com os clientes é o e-mail. Porém, isso tende a mudar de forma progressiva com as empresas utilizando aplicativos como Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram para entregar conteúdo e conversar diretamente com cada lead.
Agora que você já tem algumas informações sobre as principais tendências de Marketing Digital, é importante atualizar as estratégias da sua empresa, levando em conta quais são os canais e formatos de conteúdo que mais fazem sentido na comunicação com clientes, parceiros e demais stakeholders. Para manter-se à frente, fale com o Inovatório e construa as melhores estratégias para a sua marca.
Continue aprendendo com o Inovatório:
– Checklist de marketing de conteúdo
– Saiba como identificar se você precisa de um site novo
– Marketing de influência: vale a pena investir em ações com influenciadores?