Tornar a sua marca memorável significa criar uma lembrança positiva na mente dos seus consumidores, de modo que ela seja lembrada, apreciada e considerada por eles em um momento de compra.
Não existe receita exata para o sucesso, mas podemos trabalhar com estratégias que contribuem para a obtenção de resultados positivos. Selecionamos cinco maneiras que podem auxiliar a tornar sua marca memorável para os consumidores.
1. Defina seu posicionamento de marca
Se você deseja que as pessoas conheçam e lembrem da sua marca, você precisa saber exatamente o que ela é: qual sua história, seus valores, sua visão, sua missão e diferencial. Também é importante saber o que não faz parte da sua identidade, entre outras características. Por isso, antes de utilizar qualquer estratégia de branding, é imprescindível definir o posicionamento da sua marca. Assim, você terá um ponto de partida para padronizar a comunicação e mais base para traçar as próximas estratégias.
2. Tenha uma identidade visual original que reflita o que a sua marca é
Ao lembrar da sua marca ou reconhecê-la, as pessoas terão uma memória visual do seu logo, seus produtos ou serviços. Por isso, a identidade visual da sua empresa precisa refletir quem ela é para atrair o público-alvo. Portanto, certifique-se que o logo da sua marca a representa e comunica o que você gostaria aos consumidores. Além disso, os materiais que acompanham seus produtos precisam ser padronizados, funcionais e visualmente atrativos.
Quando considerar um redesign para a sua marca?
O redesign é a estratégia ideal para marcas que estão presente no mercado mas por algum motivo percebe a necessidade de se reposicionar. Se você descobriu que sua identidade visual não representa mais sua empresa, não ajuda a destacá-la nem a atrair o público-alvo, está na hora de considerar esta alternativa. Lembre-se de adaptar ainda os demais materiais da empresa, como embalagens, fachada de estabelecimentos, entre outras coisas.
3. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes
Manter um contato positivo com seus clientes é uma excelente tática para tornar a sua marca memorável. Invista em ações que mantenham a ligação da sua empresa com os clientes. Confira algumas ações que podem funcionar para o relacionamento entre marca e cliente:
Crie conteúdo relevante
É muito importante entregar um conteúdo que seja relevante para seus clientes, jamais envie apenas informação comercial nas oportunidades de contato que você tiver.
Faça a gestão de suas mídias sociais
As pessoas usam as mídias sociais para manter contato com quem gostam. A sua empresa pode estar inserida nesse ambiente de relacionamento e entretenimento para manter o contato com os clientes, atrair o público-alvo e expandir o alcance de marca.
Veja também: OS 10 PODERES DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA OS NEGÓCIOS
Prepare e-mails marketing
O e-mail marketing, se bem produzido, pode ser uma estratégia certeira para manter seus clientes atualizados sobre a sua marca.
Aposte na automação de e-mail
Automação de e-mail é o preparo e configuração de uma série de e-mails que são disparados automaticamente para determinada lista de contatos após determinado gatilho ser acionado. Diferente do e-mail marketing, que você dispara um e-mail no mesmo momento para diversas pessoas, a automação libera cada e-mail com datas diferentes e conforme as ações de cada contato.
Por exemplo, se a pessoa não abriu determinado e-mail, depois de cinco dias do envio ela pode receber o e-mail novamente ou mesmo outro e-mail que será desenvolvido para chamar a atenção de quem não se mostrou interessado no primeiro conteúdo.
Aqui no Inovatório, para gerenciar a automação de e-mail de clientes nós utilizamos a plataforma RD Station. Com ela, nóis podemos nutrir os contatos com conteúdo relevante, manter relacionamento e guiá-los para um objetivo específico como compra, fidelização, entre outras possibilidades.
4. Invista em ações com influenciadores digitais
Influenciadores digitais são pessoas que contam com a confiança de um público significativo e que conseguem influenciar essas pessoas a tomarem ações no meio digital ou offline.
Ao elaborar uma ação com um influenciador que tenha o mesmo público da sua marca, você aumenta o alcance da sua empresa e cria memórias para os consumidores.
Por exemplo, uma pessoa que acompanha um influencer o vê tomando um vinho, associando o momento a determinado estilo de vida. Em outro momento, a pessoa visualiza o mesmo vinho para comprar e poderá lembrar-se da marca. Você também cria argumentos e motivos para o público levar o assunto do post para rodas de conversa, compartilhando com amigos o que aprendeu com a marca.
5. Promova um clima organizacional positivo
O “boca a boca” ainda é uma excelente forma de divulgação. E quem melhor que os próprios colaboradores para falar bem de uma empresa? Por isso, é interessante que as marcas envolvam seus funcionários e os inspirem para que eles se sintam parte da equipe e compartilhem sobre a marca para outras pessoas.
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