Fidelizar clientes é um dos principais objetivos de todo restaurante. Afinal, nada melhor que ter um público fiel, que indica e retorna ao estabelecimento sempre que possível. Além de ser melhor manter um cliente do que conquistar um novo, não é mesmo?! Por isso, selecionamos algumas ações essenciais para você por em prática e fidelizar seus clientes. Confira! 

1. Sempre responda feedbacks

Seja presencialmente ou nos canais online, um comentário positivo ou construtivo, sempre invista parte do seu dia para dar algum retorno aos clientes que avaliaram seu estabelecimento. Analise a melhor forma de responder e faça-o de maneira que eles se sintam acolhidos pelo restaurante e queiram retornar. É provável que você se depare com avaliações negativas, mas não se detenha por isso nem responda com retaliações. Ainda que o cliente em específico possa não ter razão, o ideal é responder de maneira gentil, dando a devida atenção e respondendo de forma personalizada.

2. Esteja presente nas mídias sociais

 Estar presente nas mídias sociais que fazem sentido para o restaurante e que seus clientes estão é fundamental para manter um relacionamento com clientes. Também ajuda a melhorar o posicionamento do seu site (desde que a comunicação seja integrada) e a aumentar o alcance da marca na web. Crie sua página nas principais mídias sociais e cuide da gestão de cada canal, produzindo conteúdos relevantes e atrativos sobre o seu restaurante.

 As mídias sociais que indicamos para quem tem restaurante são: Instagram, Facebook, Google Business e TripAdvisor. Cada uma delas tem suas características próprias, mas todas são excelentes para desenvolver relacionamento com clientes da área de gastronomia. 

Instagram para restaurantes

O Instagram é uma das mídias sociais mais utilizadas pelos brasileiros atualmente. Segundo a Exame, o Brasil é o segundo país com mais usuários, ficando atrás somente dos EUA. 

Além dos números, o Instagram é uma mídia social muito visual, ou seja, fotos e vídeos são os tipos de conteúdos que dominam. Sem contar que postar e compartilhar fotografias de comida tornou-se uma verdadeira febre entre os usuários desde o começo do Instagram.

 Publicações no feed, stories, IGTV e por mensagens: são diversas possibilidades para o seu restaurante ter sucesso no Instagram e fidelizar clientes.  

Facebook para restaurantes

 O Facebook é uma das melhores mídias sociais para empresas, com muitas possibilidades de formatos de conteúdos: links, lives (transmissão ao vivo), fotos, vídeos, conteúdo multimídia, mensagem, avaliações, check-in, compartilhamento, entre muitos outros recursos para sua marca estabelecer relacionamento com o público-alvo. 

Google Business para restaurantes

 O Google My Business (em português, Google Meu Negócio) é a página do Google destinada a empresas que queiram destacar informações como endereço e horário de atendimento, fotos de produtos, vídeos e outros dados personalizados. Além disso, é mais um espaço em que muitas pessoas publicam avaliações sobre o estabelecimento, sendo um importante guia para os usuários que pesquisam pelo nome do estabelecimento no buscador – apoiando portanto o posicionamento da empresa no Google. 

Este é o exemplo do Old West Restaurant, nosso cliente aqui no Inovatório. Quando buscamos pelo nome do estabelecimento no Google, a página do restaurante no Google My Business aparece ao lado direito da tela com todas as informações. 

Estratégias para fidelizar clientes no seu restaurante

TripAdvisor para restaurantes

 O TripAdvisor é um dos maiores sites de viagens do mundo e contém indicações de hotéis, restaurantes, locação de veículos, dicas de lazer, entre muitos outros conteúdos que interessam os viajantes e até moradores que buscam por novas experiências nas cidades que residem.

 

A plataforma permite que os usuários escrevam avaliações sobre o estabelecimento e façam indicações para outras pessoas. As ações mais importantes a serem tomadas no TripAdvisor são responder todos os feedbacks, adicionar todas as informações do restaurante e publicar fotos e vídeos para que pessoas interessadas consigam saber mais sobre o local antes de uma visita.

 

3. Mantenha um excelente relacionamento nas mídias sociais

Um dos objetivos da estratégia de mídias sociais é cultivar e manter um ótimo relacionamento com o público-alvo, o que consequentemente aumenta as chances de fidelizar clientes.

 Postar conteúdo relevante para o público, responder mensagens e avaliações, curtir check-ins e menções, repostar conteúdo feito pelos clientes no restaurante e interagir de diversas outras formas é essencial para manter um bom relacionamento nas mídias sociais.

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4. Direcione anúncios específicos para clientes

Muitos anúncios digitais são focados para quem ainda não conhece o restaurante. Porém, para fidelizar clientes, é essencial pensar em anúncios direcionados para quem já visitou o estabelecimento. Assim, seus clientes se sentirão motivados a interagir com a sua marcae até marcar amigos que poderão se tornar novos clientes. 

 

5. Atente-se ao cardápio

Você já avaliou se o seu cardápio é atrativo para os clientes, tanto visualmente como em termos de conteúdo? O cardápio de um restaurante precisa encantar os clientes. Além disso, é preciso cuidar para que o menu seja atualizado com uma frequência que faça sentido para o estabelecimento, para que o público se sinta motivado a retornar mais vezes.

 

6. Utilize recompensas para fidelizar clientes

 Os famosos cartões de fidelidade e sistemas de pontos auxiliam muito bem o objetivo de fidelizar clientes. Não precisa ser o tradicional cartão físico, é possível utilizar até mesmo o e-mail e/ou telefone do cliente. O importante é entender qual a forma mais conveniente e atrativa para que você possa enviar convites para uma próxima visita ao restaurante, por exemplo.

 Neste tipo de ação para fidelizar clientes é importante analisar o perfil do seu público-alvo e do seu restaurante. O sistema de pontuação pode ser feito de diversas maneiras: cartão físico, aplicativo, check-in no Facebook, telefone, entre outros. É preciso avaliar se a estratégia faz sentido para seu estabelecimento. Se não fizer, pense em como focar em outras ações, como as anteriormente indicadas. 

 

Continue aprendendo como aumentar o alcance da sua marca com o Inovatório!

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