Naming é o desenvolvimento de um processo produtivo e criativo para elaborar o nome de uma marca, produto ou serviço. Sendo o nome o elemento mais importante da identidade de uma empresa, ele precisa refletir o que a marca gera de valor com seu serviço ou produto, tendo ainda outras características, tais como ser memorável e gerar identificação com seu público.
A função do naming no branding é encontrar uma palavra que identifique e individualize a marca. Por isso, não tem a ver com apenas descobrir um nome que todos gostem, mas sim com estudar o mercado em que a empresa está inserida, sua história, serviços, produtos, objetivos, valores e outras características diretamente relacionadas à sua identidade.
Investir em um nome único e marcante para produtos e serviços é uma excelente ideia para gerar ainda mais identificação com o público e tornar aquela peça inesquecível para os consumidores. O nome, junto com outros elementos, é responsável por tornar um produto referência em seu segmento. Um exemplo é o que ocorre hoje com o iPhone, que costumeiramente não é chamado de smartphone ou telefone celular, mas sim pelo seu próprio nome.
Aqui no Inovatório nós fazemos o serviço de naming para marcas que estão nascendo e também para novas linhas de produtos ou serviço de empresas já existentes – e agora vamos contar um pouco desse processo para você.
Naming: como funciona
O processo de naming começa com um estudo do contexto da empresa. Como citamos anteriormente, é essencial compreender a marca, ou seja, sua história e onde ela deseja chegar. Além disso, é feita também uma pesquisa de concorrentes e de referências.
Categorias de nomes
Depois de toda pesquisa, a equipe envolvida no naming se reúne para a primeira sessão e aponta sugestões de nomes a partir de diferentes tipos de conceitos: origem, técnico, abreviação, entre outras categorias. Confira a seguir como se dá a elaboração ou levantamento de possíveis nomes a partir dos conceitos citados.
Origem
Os nomes da categoria origem são os que têm alguma relação com a história da marca ou de seus criadores, como a cidade natal, sobrenome dos fundadores ou um momento importante. É importante ter claro que o nome não precisa necessariamente ser igual ao sobrenome dos fundadores – é possível fazer brincadeiras ou jogos de palavras com outras referências relacionadas à origem da marca, por exemplo.
Técnico
São elencados possíveis nomes relacionados aos detalhes do negócio ou características de produção. Pode ser algo ligado aos utensílios ou à forma de trabalho, como máquinas, acessórios e determinados conhecimentos para a execução do serviço prestado.
Abreviação
Nessa categoria é possível abreviar palavras, nomes de pessoas ou até mesmo frases que representem a marca. Um exemplo de marca que tem seu nome a partir do conceito de abreviação é a LG, que significa Life’s Good.
Seleção dos nomes
Após os estudos, levantamento de sugestões e conclusão de pesquisas de viabilidade, a equipe seleciona os melhores nomes e os apresenta para o cliente. Depois do feedback dos clientes ou logo após a primeira sessão podem também acontecer outras sessões.
Durante todo o processo, é preciso levar em conta que o nome de uma marca precisa ser:
- O mais curto possível
- Fácil de falar, escrever e memorizar
- Ter relação com um conceito
- Ser original
- Possuir associações positivas
- Não se assemelhar a palavras de conotações dúbias ou negativas, seja na escrita ou na fala
- Disponível para registro de domínio de site e uso em mídias sociais
- Disponível para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), dentro de sua categoria específica de atuação.
Registro de marca
O registro da marca no INPI é extremamente importante para proteger a empresa de plágio e outros problemas jurídicos. Por isso, é essencial checar a disponibilidade de registro e fazê-lo assim que o nome for escolhido.
Gostou de saber um pouco mais sobre o processo de naming? Se quiser se aprofundar no assunto ou criar o nome da sua marca com a equipe Inovatório, fale conosco!
Fontes:
– Blog Carinhas
– Sticky Branding.