Com algumas análises, nós identificamos sete pontos de melhorias que as lojas virtuais, principalmente as de pequeno porte, podem aderir para aumentar a retenção de clientes. São ações simples, porém muito relevantes na hora do usuário avaliar o produto e escolher comprá-lo. 

1. Faça descritivos completos do produto

Na loja virtual, o cliente não analisa o produto em mãos, não pode testar, nem ler todas as informações do rótulo ou do manual. Por isso, insira todas as informações na página do produto que possam ser relevantes para o usuário escolher comprá-lo.

Não economize nos detalhes descritivos do produto e organize bem as informações para facilitar a leitura. 

Insira perguntas dos clientes na página

Inserir uma sessão de perguntas e respostas na página do produto é uma tática interessante para deixar a descrição ainda mais completa.

Se um cliente reclamou de algo sobre o produto que a informação poderia estar na página, avalie a necessidade de colocá-la no texto. 

Coloque informações de manutenção e cuidados com o produto

Inserir informações de cuidados com o produto pode evitar futuras reclamações. Coloque na página uma lista de coisas que o cliente deve evitar fazer o produto para não danificá-lo e preservá-lo por mais tempo.

 

2. Insira fotos e vídeos de qualidade na página do seu produto

Imagens são essenciais em uma loja virtual e fazem parte do descritivo do produto. Por isso, é necessário inserir fotos de alta qualidade, que mostrem e favoreçam as características do produto. 

Quanto mais o cliente conseguir ter noção de como é o produto, melhor! Tire fotos de diferentes ângulos, faça vídeos e use recurso de visualização 360º – aquele em que o usuário pode girar a foto do produto para vê-lo de todos os ângulos.

Nem sempre as fotos serão fiéis às características reais do produto. Nesse caso, é importante inserir na página informações como: a tonalidade da cor do produto pode variar um pouco na foto, produto não acompanha outros itens mostrados na foto, entre outros descritivos que façam sentido para evitar problemas.

 

3. Responda perguntas rapidamente

Forneça respostas rápidas para os clientes. Caso contrário, você poderá perdê-lo. Afinal, basta alguns cliques para o usuário encontrar o produto em outras lojas e efetuar a compra com os concorrentes. 

O ideal é ter um chat de conversa em que o tempo da resposta seja o mais rápido possível. Para isso, existem chats de respostas automatizadas e imediatas. Quando o chat não consegue responder alguma questão do usuário, a conversa é passada para um atendente da loja responder.

Resolva os problemas no Reclame Aqui

Reclame Aqui é uma plataforma em que os clientes apontam um problema que tiveram com uma empresa. O ideal é responder e solucionar positivamente a reclamação para manter a reputação da marca em alta na plataforma. 

Isso não significa que o cliente sempre terá razão, mas sua empresa deve responder sempre com cordialidade e mostrar que cumpriu todos os protocolos possíveis para a satisfação do consumidor. 

Lembre-se: futuros clientes podem procurar sobre a sua loja no Reclame Aqui e visualizar o atendimento positivo – característica que promove uma boa credibilidade para a marca.

 

4. Solicite depoimentos dos seus clientes

Avaliações reais e fotos tiradas pelos clientes são ótimas provas para aumentar a credibilidade da loja e influenciar pessoas a comprarem os produtos. 

Incentive os clientes a deixarem uma avaliação do site e reposte nas mídias sociais fotos e vídeos feitos pelos clientes com o produto.

 

5. Insira fortes medidas de segurança

Os usuários precisam rapidamente se sentir seguros na sua loja virtual. Afinal, em uma compra on-line são usados dados sensíveis como CPF, RG, endereço residencial e cartão de crédito, por isso é muito importante que a plataforma da loja seja segura e mostre isso para o cliente.

Garanta que os dados dos compradores estão seguros na sua loja virtual utilizando plataformas confiáveis de hospedagem e pagamento, rastreie todos os produtos, solicite senhas fortes do usuário ao criarem uma conta, conquistes certificados de segurança e use os selos no site, como o  SSL (sigla para Secure Socket Layer, um indicativo que a loja utiliza uma conexão segura), Norton Secured e SiteLock.

aumentar a retenção de clientes na sua loja virtual

 

6. Mostre que a sua empresa é real

Ainda com a intenção de fazer os compradores se sentirem seguros na loja virtual, insira informações que mostrem que a empresa é real, como um endereço físico, CNPJ, fotos da sede, fotos de clientes, história da marca, política de troca e devolução, entre outras possibilidades.

 

7. Capriche na embalagem

Uma embalagem que deixe o produto seguro, identifique a marca e impressione o cliente é uma ótima tática para promover uma boa experiência do consumidor. Além disso, fazer com que ele promova a sua loja nas mídias sociais e lembre-se dela por mais tempo.

Esperamos que você aproveite as dicas e tenha ainda mais sucesso no seu negócio! Se desejar tirar dúvidas, basta nos mandar um comentário ou uma mensagem privada. Conte conosco, ok?!

 

Confira outros conteúdos que podem ajudar a sua marca a crescer:

 

Share This