Você tem ou deseja ter um ecommerce e não sabe por onde começar para obter resultados? A internet está dominando diversas áreas, e as vendas não são uma exceção, principalmente em tempos de isolamento social.
Atualmente, é muito comum que usuários efetuem compras pela internet, seja pela praticidade ou pela diversidade de opções de produtos.
Um ecommerce precisa estabelecer um relacionamento com seus clientes da mesma forma que uma loja física. Também é necessário planejar estratégias para as vendas e para divulgar sua marca.
Mas como é possível estabelecer estratégias corretas e ter um negócio de sucesso? Por meio do Marketing Digital.
Neste blog post, você entende como o Marketing Digital pode ajudar seu ecommerce com algumas estratégias.
1.Elabore seus “4 Ps do Marketing”
O composto de marketing é necessário para todo tipo de negócio e envolve 4 Ps: produto, preço, praça e promoção.
Desenvolver um bom produto é essencial para vender bem. Para isso, faça uma análise de mercado para identificar quais são os problemas e necessidades no seu ramo de atuação.
O preço é outra variável essencial para seu volume de vendas. Certifique-se de contar com uma boa estratégia de precificação, que tenha uma margem de lucro viável e justa, e que não seja muito diferente da concorrência.
A praça se refere aos seus canais de comunicação. Existem variadas ferramentas que podem ser utilizadas para levar usuários ao seu site, como anúncios. Você também pode integrar seu ecommerce a outros marketplaces para ampliar seu alcance.
Já a promoção engloba os benefícios que você irá propor aos seus consumidores para que escolham sua marca, bem como toda a sua comunicação para persuadi-los. Técnicas de venda também são fundamentais para obter resultados satisfatórios.
2. Determine seu público-alvo
Outra estratégia de Marketing Digital que irá te ajudar com suas vendas é a determinação do público-alvo. Identifique seus clientes e potencial, suas características em comum e priorize as que são mais importantes.
Quem pode se interessar pelo seu produto ou serviço e onde elas estão? Qual a faixa etária delas? Para facilitar essa identificação, você pode utilizar diferentes tipos de segmentação: geográfica, demográfica, socioeconômica, comportamental, entre outros.
3. Defina o posicionamento da sua marca
Tendo realizado as etapas anteriores, o próximo passo é definir e estruturar o posicionamento da sua marca. Para isso, é importante conhecer o conceito de branding e todos os benefícios que ele traz para sua empresa.
Qual o papel da sua marca no mercado? Pelo que será lembrada? Considere o que vale a pena ser adicionado à sua proposta de valor. Realize questionamentos como:
– Quem é a sua marca?
– Quais suas características fundamentais?
– O que ela oferece aos consumidores?
– Qual é seu público-alvo?
– O que diferencia a sua marca da concorrência.
Com essas respostas, é possível desenvolver a “declaração” da sua marca e utilizá-la como argumento de venda.
4. Escolha seus canais de comunicação
Agora que você já possui uma mensagem pronta e sabe para quem direcioná-la, é o momento de fazer com que ela chegue onde você deseja. Considerando que seu negócio é um ecommerce, o mais recomendado é optar por mídias digitais para fazer as suas divulgações. O ideal é estar onde seus consumidores estão.
Ferramentas para aumentar o número de visitas no site
Um dos principais desafios de um ecommerce é conquistar os primeiros visitantes para o site. É importante ter em mente que os clientes não vão chegar a ele sozinhos.
Aproveite o espaço das redes sociais para fazer postagens orgânicas (não pagas) e anúncios (pagos). Invista também em anúncios no Google, para obter um bom ranqueamento no mecanismo de busca perante a concorrência.
Para aumentar a taxa de conversão no site, utilize ferramentas como pop-ups, formulários de cadastro, e-mails marketing e landing pages.
Como mostramos neste blog post, o Marketing Digital pode trazer diversos benefícios para seu ecommerce. Conheça mais sobre as estratégias que engloba em nosso blog.