Marketing 360°: como aplicar em seu negócio?

Uma estratégia de marketing 360° começa bem antes do momento da compra e continua depois que a compra foi realizada. Sua marca acompanhará o cliente em toda a jornada de compra.

Entenda o que é marketing 360°

Você tinha 15 minutos livres e resolveu dar uma olhada nas promoções da Dafiti. Clicou em um tênis que gostou, mas, como não pretendia comprar nada hoje, fechou a página e foi atender a um cliente. A noite, enquanto lia uma matéria do seu blog preferido, lá estava o anúncio do tênis. Abriu seu Facebook e viu um anúncio patrocinado com mais 3 tênis tão lindos quanto aquele. No outro dia, abriu seu e-mail e lá estava uma oferta exclusiva com 15% de desconto para comprar o bendito tênis! Já viveu isso alguma vez? Essa abordagem que envia uma mensagem consistente em todos os possíveis pontos de contato com o cliente é a chamada campanha 360 graus, ou estratégia de marketing 360 graus.

O marketing 360 graus pode envolver impressos, televisão, ações no ponto de venda, campanhas digital e mídias sociais. Independente de onde o cliente estiver, ele receberá sua mensagem!

Por onde começar com o marketing 360°?

Uma estratégia de marketing 360° começa bem antes do momento da compra e continua depois que a compra foi realizada. Sua marca acompanhará o cliente em toda a jornada de compra.
Para se comunicar de forma eficiente é essencial entender quem é seu cliente. Quais são suas dúvidas? Como podemos ajudá-lo a fazer suas escolhas? Quais canais de comunicação ele mais usa?
Aqui no Inovatório, nós trabalhamos com o conceito de Persona, um personagem semifictício que representa um cliente ideal. Ele é criado a partir da análise do perfil de alguns que você já atende e que gostaria de atender. A persona se difere do público alvo porque vai além de dados demográficos como sexo, idade, estado civil e local onde mora. Abrange também sonhos, metas profissionais, desafios e hobbies.
Após visualizar claramente quem é seu público você terá uma melhor ideia de como abordá-lo e quais os melhores canais para acompanhá-lo em toda jornada de compras. Isso inclui: SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca), anúncios patrocinados no Google, website, desenvolvimento de conteúdo para blog e e-book, mídias sociais, automação de e-mail marketings, anúncios pagos por cliques e chats online para atendimento ao cliente.

 

Infográfico sobre Marketing 360°

Como escolher as ações certas de marketing 360° para minha empresa?

Você pode estar se perguntando: ótimo, eu adoraria aparecer no intervalo da novela das oito, ter muitos outdoors em avenidas movimentadas, investir em anúncios em todas as mídias sociais e ter sempre anúncios patrocinados para aparecer em primeiro na busca do Google. Mas, minha empresa é pequena e meu orçamento para marketing bastante limitado!
Mesmo com orçamento limitado é possível sim se comunicar de forma consistente com seu cliente em todos os pontos de contato. Para isso, é necessária uma boa análise do que priorizar com base no comportamento do seu público.
Seu serviço é complexo e a compra exige bastante informação? Vamos priorizar conteúdos informativos para blog, e-mails, chat online e um site que apresente tudo de forma simples e clara. Não vamos investir em Snapchat ou outras mídias que são mais eficientes para conteúdos visuais. Agora, se seu negócio é na área de moda ou arquitetura, vamos investir bastante nas mídias mais focadas em imagens, como o Instagram.

 

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