Netnografia: entenda o que é e como colocar em prática

Netnografia: entenda o que é e como colocar em prática

A Netnografia pode ser definida como a etnografia que analisa o comportamento humano em grupos sociais na internet. Consiste em um método de análise mercadológica que se utiliza de informações disponíveis na internet para compreender as necessidades, desejos e problemas de quem navega. 

Diversas marcas, empresas e profissionais do marketing utilizam a Netnografia para estudar seu público-alvo, de modo a adequar suas ofertas e influenciar escolhas. 

Como forma de pesquisa mercadológica, a Netnografia gera insights sobre como determinado comportamento é visto conforme as interações sociais no ambiente online. Por isso, ela é uma técnica utilizada para desenvolver cada vez mais produtos e serviços personalizados que atendam as necessidades. 

A Netnografia, apesar de ser uma metodologia flexível, segue quatro procedimentos básicos específicos que a transpõe da Etnografia: 

 

  1. Entrée cultural: nessa etapa, o pesquisador prepara-se para a pesquisa, levantando informações como: quais questões e objetivos específicos ele deseja analisar, e em que tipo de grupos, páginas ou comunidades para obter respostas significativas. 

 

  1. Coleta e análise de dados: na segunda etapa ocorre a coleta de dados de três formas. A primeira são dados coletados diretamente dos indivíduos. A segunda é feita por meio da observação das interações comunicacionais dos indivíduos analisados. A terceira é feita com informações colhidas de entrevistas particulares com os membros dos grupos. 

 

  1. Ética de pesquisa: Por questões éticas, é recomendável que o pesquisador se identifique como tal ao entrar nos ambientes virtuais para analisá-los. Também é importante informar o interesse da pesquisa, além de ter permissão para utilizar as informações coletadas. 

 

  1. Feedback e checagem de informações: É necessário garantir a confiabilidade dos dados coletados, por isso é importante confirmá-los com os membros do grupo estudado e ouvir suas opiniões, pois podem gerar informações e observações ainda não feitas na pesquisa. 

 

Precisamos destacar que o comportamento no ambiente online é um desdobramento do comportamento humano natural, com suas características próprias, de acordo com o contexto em que está inserido. Por isso, entender as interações virtuais auxiliam para que as ações de marketing sejam mais assertivas. 

A pesquisa Netnográfica consiste num recurso diferenciador que informa à empresa dados fundamentais para a compreensão de seu público, o que pode ser considerada uma estratégia de diferenciação frente à concorrência.

Não podemos deixar de lembrar também que o Planejamento de Marketing Digital é essencial para as tomadas de decisão e posicionamento da sua marca, e é neste momento que estes dados devem ser utilizados. Descubra aqui porque a sua empresa não pode abrir mão deste planejamento, e conta com o Inovatório pra te ajudar!

 

Fontes:
https://belicosa.com.br/o-que-e-netnografia/
https://omelhordomarketing.com/como-praticar-a-netnografia-procedimentos-metodologicos/
https://www.institutophd.com.br/o-que-e-netnografia-entendendo-o-publico-virtual/
https://administradores.com.br/artigos/o-que-%C3%A9-netnografia
https://portal.clint.digital/netnografia/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *