A Netnografia pode ser definida como a etnografia que analisa o comportamento humano em grupos sociais na internet. Consiste em um método de análise mercadológica que se utiliza de informações disponíveis na internet para compreender as necessidades, desejos e problemas de quem navega.
Diversas marcas, empresas e profissionais do marketing utilizam a Netnografia para estudar seu público-alvo, de modo a adequar suas ofertas e influenciar escolhas.
Como forma de pesquisa mercadológica, a Netnografia gera insights sobre como determinado comportamento é visto conforme as interações sociais no ambiente online. Por isso, ela é uma técnica utilizada para desenvolver cada vez mais produtos e serviços personalizados que atendam as necessidades.
A Netnografia, apesar de ser uma metodologia flexível, segue quatro procedimentos básicos específicos que a transpõe da Etnografia:
- Entrée cultural: nessa etapa, o pesquisador prepara-se para a pesquisa, levantando informações como: quais questões e objetivos específicos ele deseja analisar, e em que tipo de grupos, páginas ou comunidades para obter respostas significativas.
- Coleta e análise de dados: na segunda etapa ocorre a coleta de dados de três formas. A primeira são dados coletados diretamente dos indivíduos. A segunda é feita por meio da observação das interações comunicacionais dos indivíduos analisados. A terceira é feita com informações colhidas de entrevistas particulares com os membros dos grupos.
- Ética de pesquisa: Por questões éticas, é recomendável que o pesquisador se identifique como tal ao entrar nos ambientes virtuais para analisá-los. Também é importante informar o interesse da pesquisa, além de ter permissão para utilizar as informações coletadas.
- Feedback e checagem de informações: É necessário garantir a confiabilidade dos dados coletados, por isso é importante confirmá-los com os membros do grupo estudado e ouvir suas opiniões, pois podem gerar informações e observações ainda não feitas na pesquisa.
Precisamos destacar que o comportamento no ambiente online é um desdobramento do comportamento humano natural, com suas características próprias, de acordo com o contexto em que está inserido. Por isso, entender as interações virtuais auxiliam para que as ações de marketing sejam mais assertivas.
A pesquisa Netnográfica consiste num recurso diferenciador que informa à empresa dados fundamentais para a compreensão de seu público, o que pode ser considerada uma estratégia de diferenciação frente à concorrência.
Não podemos deixar de lembrar também que o Planejamento de Marketing Digital é essencial para as tomadas de decisão e posicionamento da sua marca, e é neste momento que estes dados devem ser utilizados. Descubra aqui porque a sua empresa não pode abrir mão deste planejamento, e conta com o Inovatório pra te ajudar!