O processo de vendas não possui uma receita perfeita. Muito pelo contrário, as táticas estão sempre sendo aprimoradas e transformadas para surpreender e captar o cliente-alvo. E como ninguém gosta de perder boas oportunidades – não é mesmo?! – nós listamos quatro estratégias que auxiliam as vendas para você conhecer, aplicar e melhorar os seus resultados.
1. Nutrição de leads
Nutrição de leads é uma das etapas mais importantes das práticas de inbound marketing e marketing de relacionamento. Consiste em enviar mensagens e conteúdos apropriados para cada lead de acordo com a etapa que ele se encontra: topo, meio ou fundo de funil, ou seja, momento de descoberta do seu problema, conhecimento da solução ou decisão de compra.
A nutrição de cada lead geralmente é feita de maneira automatizada. Para os clientes de Inbound Marketing do Inovatório, nós usamos a plataforma RD Station, que permite realizar a automação de marketing, em que nós configuramos o momento em que os leads receberão cada e-mail, e-book, blog post, entre outros materiais.
O intuito é ajudar o cliente com o seu problema e convencê-lo no momento certo a respeito da melhor solução, seja ela um serviço ou produto.
Essa estratégia, realizada por uma equipe de marketing, auxilia a equipe de vendas, pois ao invés de cada vendedor demandar tempo para falar com pessoas que muitas vezes não estão no estágio de finalização de compra, a automação cuidará de cada lead para educá-lo sobre a empresa e direcioná-lo para a venda. Dessa forma, os vendedores ganham mais produtividade, direcionando tempo e recursos para leads que possuem mais chances de comprar.
2. Continue o follow-up até o cliente definir uma resposta
Sabe aquele lead que não demonstrou interesse o suficiente ou não pode fechar uma venda agora? Não desista dele. Mantenha ele na sua lista de contato, mas lembre-se de adequar a estratégia para a situação dele.
Por exemplo, se o lead não pode fechar uma compra no momento, continue mantendo contato, mas sem insistir na finalização, para que você possa tentar fechar a venda novamente em outra época que possa ser mais favorável para esse lead.
Se o lead ainda não está interessado o suficiente para chegar ao momento de compra, continue a nutrição até ele percorrer todo o caminho, chegando então ao fundo de funil.
3. Estude constantemente técnicas de comunicação
Vendedores possuem uma gama de técnicas de persuasão e gatilhos. Porém, com o tempo, os clientes começam a perceber essas táticas e ficam imune ao famoso “papo de vendedor”. Por isso, é importante atualizar frequentemente o repertório de estratégias de persuasão para surpreender o cliente-alvo e convencê-lo no momento da venda.
4. Anúncios digitais
Os anúncios digitais, como Facebook Ads e Google Ads, são excelentes para captar leads e vender. O Facebook, por exemplo, permite direcionar anúncios para diversos objetivos e para públicos extremamente específicos.
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