Como uma escola, colégio, universidade ou plataforma de cursos online pode oferecer uma  experiência de conhecimento por meio do marketing de conteúdo e ainda divulgar seus cursos e serviços com sucesso?

 

Muitos gestores de instituições de ensino ficam apreensivos quando se trata de explorar o marketing de conteúdo, pois a melhor forma de obter resultados é com a publicação de conteúdo educacional.

 

Dentre as estratégias características do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo é um dos que mais auxiliam a conquistar maior quantidade de matrículas, um dos grandes objetivos de empresas do setor. É por meio destes conteúdos que seu público irá perceber o que de fato sua instituição pode oferecer como solução.

 

A seguir vamos listar quatro etapas para que você possa explorar o Marketing de Conteúdo para instituições de ensino de forma eficaz.

 

1. Compreenda o que marketing de conteúdo agrega valor ao seu produto

 

Ao iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para instituições de ensino é preciso entender que você não estará oferecendo o mesmo produto que vende, mas sim conteúdos complementares que aumentam o valor da sua marca. Você não irá entregar seu curso de forma gratuita e integral, mas mostrará que tem autoridade em seu tema de negócio, atraindo o seu potencial cliente ao entregar respostas sobre o seu problema.

 

Marketing de Conteúdo envolve a capacidade de demonstrar que o serviço oferecido pela marca vale o preço cobrado – e até mais, pois de fato trará resoluções importantes para o cliente.

 

Lembre-se que a aquisição do produto ou serviço pode levar determinado período de tempo, e que a atração do público é só o início da jornada de compra.

 

2. Use a inovação a seu favor

 

Pesquisas sobre a área de serviços em educação vêm mostrando que o momento pelo qual as empresas passam é o de acréscimo na oferta de inovação. Vêm obtendo destaque as marcas que conseguem demonstrar que incorporam novas tecnologias, recursos, metodologias e ferramentas que trazem a inovação para seus alunos e que são capazes de gerar benefícios diretos e indiretos para toda a sua cadeia de ensino por meio desse requisito. É nesse contexto que se incluem os esforços para oferecer cada vez mais qualidade no Ensino à Distância (EAD), por exemplo.

 

O campo do Marketing Digital e, mais especificamente, o Marketing de Conteúdo, também pode ser analisado pelo viés da inovação, dos testes que permitem chegar aos melhores resultados em um simples e-mail marketing a diversas ferramentas que trazem o que há de mais avançado em análise de dados.
   

O Marketing de Conteúdo para instituições de ensino é visto como vantajoso justamente porque permite diversos testes relacionados a formato ou o próprio conteúdo.

A maioria das ações podem ser mensuradas e refeitas com um investimento consideravelmente menor se comparadas com as feitas para meios offline.

 

O importante é ter em mente o que dá certo e o que engaja as pessoas que sua instituição visa ter como alunos.

 

3. Estimule o engajamento da equipe docente

 

Professores, coordenadores e demais profissionais de ensino podem ser o grande motor do marketing de conteúdo na sua instituição. Eles podem ajudar tanto na disseminação dos conteúdos quanto na curadoria e produção de materiais exclusivos.

Outro fator importante é que os professores costumam ter bastante conhecimento sobre o perfil de aluno que da instituição. Sendo assim, eles podem auxiliar no desenvolvimento de personas que servirão como apoio no planejamento da estratégia de marketing de conteúdo.

 

4. Adapte conteúdos de acordo com seu público e objetivos

 

Marketing de conteúdo é sobre entender com quem você está falando. Caso a sua instituição de ensino seja focada em vestibulares, uma boa ideia é disponibilizar provas de anos anteriores e simulados no seu portal, criando também novos conteúdos a partir de tais materiais.

 

Já no caso de faculdades focadas em EAD, vídeo-aulas e demais conteúdos online costumam ter maior aceitação, geralmente com períodos de curta duração.

 

Mas se sua instituição trabalha com crianças da educação infantil ou do ensino fundamental, conteúdos que dialoguem com jogos educativos ou interativos podem ser a chave para resultados de sucesso.

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Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo

Agora que você compreender algumas etapas úteis para explorar o marketing de conteúdo na sua instituição de ensino, é hora de colocar em prática!

 

O Inovatório desenvolve ações criativas e assertivas de Inbound Marketing para organizações da área de ensino. Comente esse post ou entre em contato com a gente, ficaremos felizes em atendê-lo! 🙂

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