Como captar mais alunos? Se você é proprietário ou ocupa cargos de direção em alguma instituição de ensino, já se viu preocupado com relação a quantidade de alunos que possui ou a quantidade de matrículas feitas.

 

Nesse post você irá conhecer as melhores estratégias de Marketing Digital para manter esses números elevados e posicionar e como se tornar uma marca procurada quando se trata de educação.

 

Otimize seu site com SEO

 

SEO, que em português é uma sigla que significa otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Elas visam alcançar um bom ranqueamento orgânico (quando não há investimento), gerando tráfego e autoridade para essas páginas.

 

Ao utilizar técnicas de SEO, você melhora a experiência do usuário que visita seu site e qualifica o tempo que ele passou navegando. Quanto mais otimizações forem feitas, melhor será seu posicionamento em mecanismos de busca, aumentando a sua chance de ser visto e clicado por um aluno em potencial.

 

Os fatores que mais influenciam num bom SEO dentro da sua página são:

 

  • Conteúdo relevante e de qualidade: Quanto melhor e mais útil for o conteúdo que você produz e publica, maiores as chances de você ocupar boas posições.
  • Tamanho do conteúdo: De acordo com pesquisa realizada pela Hubspot, 2.500 palavras é, em média, a quantidade ideal que se deve utilizar num conteúdo para ocupar as primeiras posições.
  • Títulos: O SEO Title leva o leitor até o conteúdo e devem despertar curiosidade. Já os títulos internos servem para facilitar a leitura com uma divisão por temas.

 

Mantenha um relacionamento com seus alunos atuais

 

Já foi comprovado que manter clientes é mais barato do que conseguir novos clientes. Por isso, o marketing de relacionamento é essencial.

 

O marketing de relacionamento consiste em oferecer benefícios para garantir a fidelidade de seus clientes. No setor da educação, ele pode ser utilizado de forma a incentivar que pais que já têm um dos filhos matriculado no colégio matriculem o filho mais novo, que universitários queiram fazer outras graduações ou seguir carreira acadêmica (pós-graduação, mestrado, doutorado) na universidade em que estudam, ou que alunos de determinado curso desejem se matricular em outro curso na mesma instituição.

 

Para que seja implantado de forma correta, é necessário que a cultura de fidelização de clientes seja um hábito dos funcionários, pois grande parte deles lida diretamente com o público. Por isso, desde o primeiro contato com a empresa, o cliente precisa se sentir cativado e conquistado pelo serviço ofertado.

 

Outra forma de colocar o marketing de relacionamento em prática é a realização de eventos, que são experiências positivas relacionadas à sua marca.

 

Invista em anúncios digitais

 

É preciso aproveitar a internet como serviço que vem sendo cada vez mais utilizado. Investir em anúncios é uma ótima opção para que você apareça para seu público-alvo.

 

Com os anúncios pagos em plataformas como Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads, é possível segmentar por quem você gostaria que eles fossem vistos, delimitar áreas geográficas, e o valor do investimento, que não precisa ser alto. Basta fazer um bom planejamento, principalmente envolvendo o público em vista.

 

Em seus anúncios, delimite o objetivo de sua veiculação e, se possível, o direcione para alguma página de seu site, como a aba de contato ou de inscrição. Coloque imagens e textos que irão chamar a atenção.  

Quer avaliar como está o Marketing Digital da sua instituição de ensino? Receba um diagnóstico gratuito por meio do nosso raio-x do marketing.