O Inbound Marketing é uma metodologia do Marketing Digital que pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva, entregando conteúdo relevante a respeito do nicho do seu negócio para ajudá-lo a resolver problemas ou tirar dúvidas sobre produtos e serviços.

 

Mas é possível começar a aplicar o Inbound Marketing a qualquer momento? Sim! Você pode iniciar suas estratégias desde já, mas é importante ter um planejamento, considerando os objetivos que deseja atingir, assim como as técnicas e os recursos necessários.

 

Para você que vai começar do zero, separamos os primeiros passos para você aplicar o Inbound Marketing no seu negócio.

 

1º Passo: Defina seu público-alvo e personas

 

Público-alvo e persona são a mesma coisa? Não.

 

O público-alvo consiste num grupo determinado de consumidores ou organizações que possuem características em comum e, devido isso, são o foco das estratégias de marketing e vendas de uma empresa. Esse público é considerado como predisposto a obter o produto ou serviço que o negócio oferece.

 

Já a persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa, baseada em dados reais e comportamentos. Quando se cria uma persona, são definidos dados como nome, idade, profissão, hobbies, história, objetivos e desafios da pessoa, além de como a empresa pode ajudá-la.

 

A partir do momento que você tiver público-alvo e personas definidas, ficará mais fácil vislumbrar que tipo de conteúdo será relevante e envolvente, apresentando aos poucos soluções para os seus problemas. O formato de linguagem também deve ser pensado a partir dessas definições.

 

2º Passo: Crie conteúdos interessantes e proveitosos

 

Para aplicar o Inbound Marketing, lembre-se de que seus potenciais clientes não precisam ouvir um discurso focado completamente na venda do produto/serviço que você oferece. Eles precisam perceber que você se preocupa com a solução dos problemas, oferecendo conteúdos relevantes que tirem suas dúvidas.

 

É preciso lembrar que os conteúdos de Inbound não devem promover o seu produto diretamente, mas sim estar relacionados com o contexto em que o negócio se insere.

 

3º Passo: Divulgue os conteúdos

 

Não basta apenas criar os conteúdos. Para aplicar o Inbound Marketing, você também precisa divulgar os conteúdos nos lugares certos, sempre tendo em mente quais canais seu público-alvo mais utiliza.

 

Você pode criar um blog dentro do site de sua empresa ou replicar esse conteúdo nas redes sociais como Facebook, Instagram ou LinkedIn. Dessa forma, você consegue alcançar e engajar novos potenciais clientes, além de manter aqueles que já estão no processo de relacionamento.

 

Uma estratégia de Marketing Digital que auxilia no direcionamento assertivo de conteúdo é o SEO, sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites para aumentar suas chances de exibição em buscadores como o Google. Com a adoção de algumas técnicas de escrita, seu site ou outros conteúdos podem alcançar um melhor posicionamento no ranking de páginas de busca. Dessa forma, a chance de seu site ser visto por um cliente potencial é maior. Caso queira saber mais sobre SEO, fizemos um conteúdo especial sobre essa estratégias e você pode acessá-lo aqui [link].

 

4º Passo: Esteja atento à Jornada de Compra

 

O processo de decisão de compra pode ser lento, e diversos aspectos são considerados antes da decisão final. A Jornada de Compra é um modelo utilizado para definir em qual estágio desse processo o cliente se encontra. É possível identificar a etapa por meio das palavras-chave utilizadas pela pessoa em mecanismos de busca.

 

A Jornada de Compra possui três estágios:

 

  • Estágio de Consciência: O consumidor expressa que possui um problema ou necessidade.
  • Estágio de Consideração: O consumidor tem uma ideia clara sobre qual o seu problema ou necessidade.
  • Estágio de Decisão: O consumidor tem definido qual a solução que procura para seu problema ou necessidade.

 

Ter conhecimento sobre em quais etapas seus potenciais clientes se encontram é decisivo para que sua estratégia de conteúdo obtenha resultados de sucesso.

 

5º Passo: Pense no Funil de Vendas

 

Ao ter os quatro passos anteriores para aplicar o Inbound Marketing já realizados, é hora de entender e estabelecer o funil de vendas do seu público-alvo.

 

O funil consiste em: Atrair, converter, relacionar, vender, analisar e reter. No Inbound Marketing, é preciso atrair visitantes para o site da sua marca, para então gerar interesse em conteúdos relevantes. A partir disso, havendo a conversão do visitante, passa-se a oferecer novos conteúdos, iniciando a chamada “nutrição de leads”, que poderá resultar na aquisição do serviço ou produto.

 

Em termos visuais, um funil de vendas pode ser representado dessa forma:

aplicar inbound marketing

Mas quais os benefícios de implementar estratégias de Inbound Marketing na sua empresa?

 

Dentre as vantagens de utilizar o Inbound estão: alcançar o público ideal, aumentar o poder de persuasão da sua marca, ter um relacionamento mais próximo com os clientes e otimizar os custos em Marketing e Comunicação.

 

E aí, você está pronto para começar?

 

Se quiser saber mais sobre táticas de Inbound e demais serviços de Marketing Digital e Design, entre em contato com a gente! Vamos amar receber uma mensagem sua <3!

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