Omnichannel: o que é e seus benefícios

Omnichannel: o que é e seus benefícios

Já imaginou estar próximo do seu cliente em todos os lugares e a todo momento? Não existindo nenhuma barreira que o impeça de comprar seu produto e o receber rapidamente? Seria uma Tardis? Um DeLorean? Não! O nome disso é omnichannel. 

A estratégia que une todos os canais de venda de uma marca de forma integrada a ponto de não ver diferenças entre o online e o offline se chama Omnichannel!

O que é Omnichannel?

Pensando na própria palavra, Omni, em latim, significa tudo ou universal, e channel, do inglês, canal. O canal universal da sua marca, onde seu consumidor pode escolher onde e como comprar e a experiência de compra será sempre a mesma!

Os meios físicos e digitais não competem entre si, aliás eles se complementam! É muito comum que o cliente queira conhecer o produto em uma loja física, experimentar e comparar para depois comprar online. O sistema de atendimento ao consumidor é o mesmo e responde com rapidez todas as dúvidas do cliente, seguindo o posicionamento da marca. A logística é eficiente em todos os canais e as facilidades de pagamento são semelhantes.

Tudo funciona perfeitamente girando em torno do consumidor. O que é o melhor para ele neste momento? Comprar pelo site e receber em casa? Ou retirar na loja? Comprar na loja e receber no trabalho?

omnichannel

Conheça seu público

Já teve a sensação que uma marca estivesse realmente conversando com você? Isso não é extremamente cativante?

Hoje, cada vez mais o consumidor se espelha na imagem da marca antes de adquirir seus produtos. Compramos pois nos identificamos com a marca, nos tornamos parte dela, e vendemos ela para nossos amigos.

A estratégia de Omnichannel permite que você fidelize seu cliente não só pela qualidade de seus produtos mas também pela experiência positiva de compra. Este deve ser o seu diferencial! Construa uma identidade sólida, com valores claros, use suas mídias sociais e o site como uma conversa direta com seu público (mostre que você sabe o que está falando), transforme o canal de venda em algo intuitivo e fácil e, por fim, surpreenda o consumidor na entrega. Essa é a receita para que ele volte a comprar e indique seus amigos a fazer o mesmo.

Conhecer seu público alvo é fundamental no omnichannel. É a partir da sua persona que todos os canais serão direcionados.

Assim, liste aspectos como:

  • Quais são seus principais interesses?
  • Quais produtos ele compraria?
  • Que influenciadores ele segue?
  • Como ele se comporta nas mídias sociais?
  • Qual é o canal que ele mais compra?
  • Como ele gostaria de ser chamado?

Se coloque no lugar do seu público e entenda quais processos poderiam melhorar para tornar a experiência de compra ainda melhor. Pesquise quais são as decisões que ele toma antes de realizar a compra e faça testes com pessoas do seu público alvo, o que pode ajudar a aperfeiçoar seu omnichannel.

É importante entender que o Omnichannel é uma estratégia global da sua marca, sendo assim, TODOS os canais devem colaborar para que sua marca esteja sempre presente da melhor forma. Este é o futuro do comércio.


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