A captação de alunos é uma das demandas de maior valor estratégico em uma instituição de ensino. Ela pode contribuir para gerar um vínculo de confiança e até mesmo ampliar a retenção de alunos a longo prazo. A equipe Inovatório destaca agora algumas dicas para sua instituição ampliar os resultados positivos na captação de alunos.
1. Faça campanhas de captação de alunos para além do período de inscrições
O investimento em uma instituição de ensino, seja ela para a realização de cursos livres, profissionalizantes, de idiomas ou ensino superior está entre os mais importantes na vida dos brasileiros. Segundo pesquisa, 79% dos brasileiros acreditam que a educação dos filhos é o melhor investimento.
É interessante notar que muitas vezes o interesse do público no tema do curso não se restringe ao período de matrícula das instituições, mas se mantém constante ou com pequenas variações ao longo de muitos meses do ano. Para entender de maneira mais ampla, é preciso analisar qual é o tempo que a maioria dos alunos costumam levar entre o período de pesquisa sobre o curso até de fato a efetivação da matrícula ou inscrição. Análise de dados do seu site e das campanhas de anúncios (Google Ads e Facebook Ads) podem levar a insights importantes sobre a jornada de compra do seu público.
Assim, quando você limita sua campanha de captação de alunos ao período de inscrição dos cursos da sua instituição, pode estar deixando de lado muitas oportunidades de impactar o público nesse período de pesquisa e tomada de decisão – que pode ser de dias ou até de muitos meses, de acordo com o tipo ou a área do curso.
Certamente, entre o público da sua instituição, há um número considerável de pessoas que apesar de não ter como decidir rapidamente pela inscrição no período da campanha, poderá estar apta a ingressar no curso posteriormente. Portanto, o ideal é trabalhar na divulgação da empresa para além do período de inscrições, considerando até mesmo estender a divulgação de cursos ao longo dos 12 meses do ano, levando em conta questões sazonais e especificidades do seu público. Não aposte todas as suas fichas somente da campanha de inscrições, combinado?!
2. Invista em Outbound Marketing, mas lembre-se do Inbound
Uma das maiores falhas na captação de alunos é investir somente em Outbound Marketing, ou seja, na “publicidade tradicional” que utiliza uma comunicação mais direta. O Outrbound possui suas vantagens, mas sozinho não é suficiente. Para fazer a sua instituição se destacar é necessário investir em novas estratégias, como o Inbound Marketing.
O que é Inbound Marketing
O objetivo do Inbound Marketing é atrair os potenciais clientes e iniciar um relacionamento que poderá levar à conversão (aquisição do serviço ou produto). Ao contrário do Outbound Marketing que trabalha com a persuasão por meio da interrupção, repetição e insistência, a estratégia de Inbound envolve mostrar-se presente nos canais online (site, redes sociais, e-mail marketing) e abordar cada pessoa, com sua expressa autorização, por meio de conteúdo relevante e exclusivo que poderá ser de fato útil no momento no qual ela se encontra.
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Outbound Marketing NÃO é rival do Inbound Marketing
É importante destacar que o outbound Marketing está longe de ser um vilão. Como qualquer estratégia, no entanto, se usado de maneira incorreta não vai levar a marca a resultados positivos. O ideal é, com planejamento e análise, entender onde ele se aplica para sua marca e como pode ser um aliado.
3. Relacione-se verdadeiramente com os leads
Leads são as pessoas que demonstraram interesse no seu produto ou serviço e já entraram na sua lista de contatos. O ideal é manter um relacionamento com essas pessoas, levando em conta que ainda não chegaram na etapa de decisão de compra. Dar atenção às necessidades desses leads pode garantir bons resultados na captação de alunos.
Saiba também quando é a melhor hora de fazer a abordagem de venda. Se você entra em contato com o potencial cliente no momento errado, quando ele ainda não está pronto para fechar uma compra, pode gerar uma resistência à marca e reduzir o interesse. Tenha em mente que falar com o lead na fase errada da jornada de compra acaba não sendo um bom investimento para a sua instituição: sua equipe de vendas gastará tempo e recursos com um lead que ainda está “frio”. É preciso estar atento para iniciar uma conversa de fechamento de venda no melhor momento, aumentando assim a taxa de conversão e os resultados da captação de alunos.
Principalmente no caso de uma instituição de ensino, o lead precisa adquirir uma relação de confiança para se tornar cliente. Por isso, é necessário fornecer muitas informações relevantes e de qualidade sobre a empresa, de maneira progressiva. Destacar os cursos, apresentar argumentos embasados e qualificar o potencial cliente – esse conjunto de ações realizados no Inbound Marketing são o caminho para melhorar a captação de alunos.
Relacionamento e Inbound Marketing na captação de alunos
O relacionamento com o público interessado é parte essencial do Inbound Marketing. Nutrir o lead em todas as etapas de compra, desde o momento em que ele tem uma curiosidade sobre um assunto da instituição até a fase de decisão de compra tem se mostrado muito eficiente em termos de aquisição de clientes. A estratégia consiste em demonstrar conhecimento e oferecer informações relevantes sobre os assuntos de interesse do público, apresentando os serviços da instituição de maneira natural e permitir que a aproximação com o lead se dê progressivamente. Lembre-se: estamos falando de uma relação de confiança que se estenderá, muitas vezes, por anos. Cuide do relacionamento com o lead e conquiste alunos que poderão se transformar em defensores da sua instituição.
Temos mais conteúdo em nosso blog para te ajudar a crescer e promover o sucesso da sua instituição. Por isso, confira agora outros conteúdos para captação de alunos:
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