Marketing odontológico é possível? Com certeza! Por meio das estratégias de marketing adequadas você pode estar sempre com a agenda cheia e evitar que seus pacientes nunca mais retornem ao consultório.

Anúncios, propaganda e publicidade para dentistas podem ser feitos desde que obedeçam ao Código de Ética Odontológica. Para os profissionais que temem realizar anúncios, graças a internet é possível utilizar o Inbound Marketing para reter e fidelizar clientes por meio de conteúdo relevante.

 

4 estratégias para fazer marketing odontológico

 

1. Inbound Marketing

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e fidelizar clientes fornecendo um conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada por eles.

Blog

Blogs são ferramentas excelentes para que seu consultório seja encontrado por clientes em potencial quando eles buscarem dicas sobre saúde bucal ou apresentarem alguma dúvida no Google. Escreva textos que interessem seus possíveis clientes, sempre utilizando uma linguagem clara para leigos.

Exemplos de conteúdos para blog:

Mídias sociais

Ter um perfil corporativo nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, é uma oportunidade para fornecer dicas simples e manter contato com seus pacientes.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing também é uma ótima maneira de manter contato com seus pacientes e evitar que eles sumam. Você pode enviar uma newsletter com novidades sobre saúde bucal, mensagens em datas comemorativas ou então lembretes semestrais sobre os benefícios de consultas de rotina.  

3. Identidade visual

A Identidade visual do seu consultório é muito importante para fazer com que o cliente lembre da sua marca e a identifique visualmente. Muito mais que um logotipo, a identidade visual envolve a aparência do seu site, das mídias sociais, folders, cartão de visitas e até a decoração do consultório. Uma boa identidade visual demonstra mais credibilidade e profissionalismo para a sua marca.

4. Brindes

Dar brindes para seus pacientes é uma tática utilizada há muito tempo. Você pode disponibilizar objetos personalizados como escovas de dentes, agendas, canetas, entre outros. Além de agradar seus clientes, faz com que eles utilizem algo que sempre lembrará sua marca.

Marketing odontológico: o que pode ser feito?

 

O art.42 do Código de Ética Odontológica permite que o marketing odontológico seja feito, desde que siga os critérios exigidos pelo código. Nos materiais de comunicação de dentistas é permitido divulgar:

I – áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que precedidos do título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral. Áreas de atuação são procedimentos pertinentes às especialidades

reconhecidas pelo Conselho Federal;

II – as especialidades nas quais o cirurgião-dentista esteja inscrito no Conselho Regional;

III – os títulos de formação acadêmica ‘stricto sensu’ e do magistério relativos à profissão;

IV – endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar;

V – logomarca e/ou logotipo; e,

VI – a expressão “clínico geral”, pelos profissionais que exerçam atividades pertinentes à Odontologia decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso de graduação ou em cursos de pós- graduação.

 

No marketing odontológico não é permitido atividades como:

  • Divulgar preços em anuncios, fazer propaganda enganosa ou abusiva;
  • Citar títulos que não possua ou que não sejam reconhecidos;
  • Anunciar tratamentos que não estejam devidamente comprovados cientificamente ou equipamentos que não tenham registro validado pelos órgãos competentes;
  • Criticar outros profissionais;
  • Dar consulta, diagnóstico, prescrição de tratamento ou divulgar resultados clínicos por meio de qualquer veículo de comunicação de massa.

 

Mais infrações éticas podem ser consultadas no Art.44 do Código de Ética Odontológico.

 

Saiba mais:

 

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