As redes sociais são uma poderosa ferramenta para a divulgação de empresas – e não é diferente quando se trata de bares, restaurantes e estabelecimentos de gastronomia. Antes de começar a publicar qualquer conteúdo, porém, é necessário planejar e analisar algumas variáveis, o que fará toda a diferença no resultado das ações, qualquer que seja o canal de comunicação escolhido. Confira as dicas do Inovatório para fazer o seu restaurante ter sucesso nas redes sociais.

 

Pense estrategicamente

O início de todo projeto de comunicação é a avaliação do objetivo, que servirá como norte na para estabelecer um calendário de conteúdos. Se o seu restaurante estiver começando agora a investir em comunicação na web, o objetivo será o de desenvolver uma identidade para a marca.

Caso o seu restaurante já esteja presente nas redes sociais, é possível avaliar se já há um tom de voz definido para a marca e como tem sido o retorno do público nas postagens realizadas. Reforçar a autoridade em seu mercado de atuação, entregar ofertas e educar clientes sobre um produto ou serviço são outros objetivos possíveis.

 

Lembre-se de que são redes sociais


É essencial que as empresas entendam que a comunicação nestes canais tem características próprias e diferentes de veículos impressos, TV e rádio. Nas redes sociais, o que gera mais resultado é o esforço para criar conexões verdadeiras com os usuários. Uma boa dica é sempre lembrar que o conteúdo deve ser pensado para ser entregue de pessoa para pessoa, e não de marcas para pessoas. Se o seu restaurante ignorar esta premissa, o risco é o de ficar falando sozinho na internet.

 

Se o conteúdo é rei, a interação é rainha


Não dedique todo o esforço somente para criar e publicar. Interagir é essencial para ampliar o alcance dos conteúdos e manter o público interessado. Marcas que deixam consumidores sem resposta perdem uma boa oportunidade de conquistar fãs e mostrar a importância que dão a um bom atendimento.

Algumas formas de interagir são: aproveitar o conteúdo publicado por seguidores, responder as avaliações positivas e dar atenção especial às negativas, pedir opinião sobre mudança em produtos e serviços, entre muitas outras.


Não fale só de você


Conteúdo relevante é aquele que faz a diferença para o público, por isso, não publique somente sobre a sua marca, produtos e serviços. Descubra os gostos e estilos de quem frequenta o seu restaurante e vá além de posts comerciais. Indicações de filmes, lugares para visitar, notícias sobre temas relacionados a gastronomia e até GIFs podem ser parte do seu calendário editorial.

Publique conteúdo útil e que não necessariamente seja sobre o seu restaurante. Frases

 


Comece o engajamento pelo público interno


Um dos sinais de que a sua comunicação está indo no caminho certo é o engajamento do público interno. Quando os conteúdos refletem a identidade da empresa e de quem trabalha nela, os colaboradores tendem a se sentir representados e portanto, mais motivados a participar da conversa sobre a marca nas redes sociais. Focar primeiro no público interno: esta é uma das melhores formas de mostrar coerência e autenticidade na web.

Quer saber como o seu restaurante pode ter sucesso nas redes sociais? Fale com o Inovatório.

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