O Inbound Marketing na educação gera muitos ganhos para uma instituição de ensino e sua equipe de marketing. A estratégia auxilia na captação e retenção de alunos, educa os clientes, facilita o trabalho do time de vendas, melhora o posicionamento da marca e é mais acessível financeiramente que o Outbound Marketing (Marketing Tradicional).

 

Mas o que é Inbound Marketing?

 

O Inbound Marketing é um marco positivo da publicidade digital. Seu objetivo é atrair os clientes em vez de apenas abordá-lo com propagandas que interrompem e demonstram que claramente só querem vender.

A atração é feita por meio da publicação de diversos materiais que entregam conteúdo que servem como guia do consumidor na jornada de compra. Além disso, o serviço completo de Inbound Marketing trata também de manter relacionamento com os leads atraídos.

Portanto, em vez de a marca iniciar a conversa com o cliente-alvo sem ter sido convidada para isso, o Inbound Marketing permite que o possível consumidor encontre a empresa no momento em que está buscando informações relacionadas ao produto ou serviço. Isso é feito por meio de mídias sociais, blogs, vídeos, entre outros materiais que o cliente pode encontrar em uma busca na internet. Na educação, portanto, o futuro aluno pode se deparar com conteúdos sobre os temas dos cursos nos quais ele tem interesse, passando a consumi-los com frequência.

Para isso, utilizamos impulsionamento de conteúdo e estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para mecanismos de busca) que, falando de maneira simples, abrange um conjunto de regras a serem aplicadas no site da marca para que melhorar seu posicionamento em mecanismos de buscas.

Após a atração, o público é estimulado a realizar a conversão que, em um site de instituição de ensino, pode ser um formulário de matrícula no curso ou mesmo um formulário usado para tirar dúvidas sobre um determinado assunto. Também pode ser um download de e-book ou outros materiais especiais (infográficos, webinars, entre outros). É assim que a marca passa a se relacionar com o público e trocar informações com o lead, a fim de guiá-lo na jornada de compra: começando pela atração, passando pela conversão e chegando à decisão de compra.

 

inbound marketing na educação

 

Você pode entender mais sobre o Inbound Marketing na educação através deste e-book que fizemos para você!



5 Vantangens do Inbound Marketing na educação

 

O Inbound Marketing é uma estratégia excelente para as instituições de ensino. Confira alguns dos benefícios em aplica-lo na sua marca: 

1. Reter e captar mais alunos

O Inbound Marketing na educação trabalha para atrair o público-alvo, captá-los para iniciar um relacionamento e leva-los a decisão de compra. Tudo é planejado para entregar contatos qualificados e interessados na instituição de ensino para a equipe de vendas fechar a matrícula.

2. Tornar a marca referência em educação

Um dos objetivos do Inbound Marketing é tornar a marca referência de conteúdo na área em que ela atua. Portanto, ao inserir a estratégia na sua instituição tende a se tornar referência em educação e se destaca perante o concorrente. 

3. Alcançar clientes qualificados

Um dos objetivos da entrega de conteúdo é educar o futuro cliente. Em outras palavras, ajudá-lo em pequenas necessidades que a instituição possa suprir (indicar como o aluno pode estudar ou ajudar seu filho a aprender mais, como escolher um curso ou como utilizar ferramentas metodológicas de ensino, por exemplo). É assim que a instituição de ensino pode mostrar ao potencial cliente que ele precisa dos serviços oferecidos, aumentando as chances de contratação.

Ao concluir a jornada de compra, serão maiores as chances de que o consumidor tenha noção do valor (atenção: valor, não somente preço) dos serviços adquiridos, além de conhecê-los melhor. Dessa forma, o trabalho da equipe de venda se torna mais fácil no momento final, o de conduzir o cliente a fazer a matrícula.

4. Mensuração de resultados

No Inbound Marketing para a educação, tudo pode ser medido através de plataformas: lead scoring, e-mail marketing e análises de websites (como o Google Analytics, por exemplo) são algumas delas. Essa é uma grande vantagem competitiva, pois permite que se ajuste o que não está dando tão certo e permite visualizar o que gera bons resultados.

Na estratégia de Inbound é possível saber exatamente quanto cada centavo de investimento converteu em vendas.

5. O Inbound é um dos investimentos mais acessíveis do Marketing

 O custo por lead no Inbound Marketing costuma ser mais barato do que outras estratégias do marketing tradicional: folders, outdoors, comerciais, entre outras. Por ser tudo em meio digital, pode sair até 62% mais barato se comparado aos investimentos em outbound marketing, segundo estudos da Hubspot.

Vamos conversar sobre como o Inbound Marketing pode fazer sua instituição de ensino decolar?

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