“Como vender cursos” é uma das questões centrais para quem administra instituições de ensino, que cada vez mais precisam de apoio para manter ou ampliar o número de alunos matriculados. Se você está com essa dúvida, vamos te apresentar estratégias de sucesso para captar e reter mais alunos, além de melhorar o alcance e posicionamento da sua marca.
Se você é novo por aqui, aproveite para conferir outros conteúdos no InovaBlog, que certamente podem contribuir para a sua expansão de resultados. Nós amamos trabalhar com educação e construir estratégias de sucesso, por isso sempre falamos desse tema, okay?!
Como vender cursos
Não importa o tipo de curso: graduação, técnico, idioma ou pré-vestibular, as táticas a seguir vão facilitar a sua compreensão sobre como vender cursos para seu público-alvo. Vamos lá!
1. Inicie um programa de recomendação
Se você está à procura de como vender cursos, saiba que programas de indicação costumam funcionar muito bem no que diz respeito a captar novos alunos. A combinação da oferta de desconto com a recomendação da instituição de ensino por uma pessoa de confiança é bastante atrativa para quem está interessado em um curso.
Geralmente os programas de recomendação funcionam da seguinte maneira: um aluno ganha desconto no curso se indicar um amigo que possa se interessar (alguém com o perfil do cliente-alvo), e a pessoa indicada também receberá um desconto se realizar a matrícula. Ainda que a matrícula não se efetive, a instituição de ensino terá um lead com mais chances de converter no futuro, se comparada ao público que ainda não conhece a instituição ou seus alunos.
2. Crie a presença online da sua marca
A presença online de uma instituição é uma das maiores oportunidades para conquistar e reter alunos. Se a marca conta com um público ativo nas mídias sociais mas não está marcando presença nesse ambiente, há grandes chances de ficar para trás da concorrência em número de matrículas.
Para além de ter um site e uma página no Facebook, é crucial desenvolver uma presença on-line significativa. Afinal, os interessados buscarão todas as informações possíveis sobre a marca antes de decidir por investir em um curso. Páginas de recomendações e avaliações, redes sociais e sites são os espaços de divulgação que devem ser aproveitados para mostrar informações coerentes e assertivas a respeito da instituição de ensino.
Primeiros passos para a sua marca ter uma presença online positiva
- Conheça seu público-alvo, saiba onde ele está e entenda qual a melhor forma de se comunicar com ele;
- Tenha páginas oficiais da instituição nas mídias sociais preferidas do seu público (não utilize perfis pessoais para isso);
- Crie conteúdo relevante: dê dicas de estudo, apresente os cursos, mostre depoimentos de alunos, destaque o dia a dia da instituição e explore o contexto relacionado aos temas de seus cursos;
- Tenha um site que combine: visual atrativo, boa experiência de navegação (inclusive para quem usa smartphone) e informações bem hierarquizadas;
- Otimize o site de acordo com as melhores práticas de SEO (conjunto de regras e requisitos para ser encontrado mais facilmente em mecanismos de buscas, de acordo com seu tema de negócio);
- Mantenha um relacionamento com seu público nas mídias sociais: responda comentários e mensagens, interaja sempre que puder, republique posts de alunos na instituição (com a devida permissão). Pense em como expandir o alcance da sua mensagem apenas com relacionamento;
- Invista em anúncios online: Google Ads, Facebook Ads e anúncios no Youtube são algumas das possibilidades que podem tornar seu resultado exponencial na internet;
- Entenda, antes de tudo, quem a sua marca é e sempre considere seus valores na criação de conteúdos. É assim que a sua instituição de ensino vai conseguir gerar identificação com o público.
3. Aplique o Inbound Marketing
Inbound marketing é uma estratégia de comunicação online baseada em atrair clientes com conteúdo útil e relevante para agregar valor, contribuindo para que o futuro cliente evolua nas etapas da jornada de compra até a aquisição do produto ou serviço.
É uma estratégia excelente para você que está procurando como vender cursos! Ao permitir que o público encontre sua instituição de ensino por meio de conteúdo relevante, você demonstra a sua autoridade na área da educação e até mesmo indica ferramentas que serão úteis para o aluno antes mesmo de ele se matricular. Pense sempre em como ajudar o seu público a alcançar aqueles objetivos que estão diretamente relacionados ao tema dos seus cursos.
O Inbound Marketing envolve várias táticas de conteúdo, como o uso de mídias sociais, publicação de materiais ricos e técnicas de SEO. Para facilitar a compreensão dessa estratégia, disponibilizamos um e-book para você entender como o Inbound Marketing funciona para aumentar o número de matrículas da sua instituição de ensino. Confira!
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