As empresas frequentemente cometem erros que podem afastar clientes. É comum encontrar artigos sobre como atrair clientes, mas também é importante conhecer erros que podem distanciá-los do seu negócio.

 

Devido à alta velocidade de propagação da internet, é importante estar atento a detalhes que afetam a reputação de uma marca. Considerando que grande parte de um negócio é feito por meio do relacionamento com pessoas, é aí que podem ocorrer a maioria dos problemas.

 

A seguir, destacamos os 4 erros cruciais que podem afastar clientes de uma empresa.

 

 1. Deixar de oferecer uma boa experiência

 

Não oferecer uma experiência positiva faz com que o cliente pense duas vezes antes de voltar a adquirir o produto/serviço de uma marca. Afinal, conquistar novos clientes é até sete vezes mais caro do que manter os clientes atuais, como aponta uma das maiores representantes do Marketing Digital no Brasil, a Resultados Digitais.

 

Oferecer uma boa experiência ao cliente visa mais do que tornar uma marca famosa. O intuito é criar uma jornada de compra que poderá ser lembrada por reações e sentimentos positivos que o consumidor teve durante o processo.

 

O foco deve ser sempre o consumidor e como atendê-lo da melhor forma, inclusive no pós-venda, o que demanda um planejamento estratégico detalhado que deve incluir ações como o mapeamento da jornada de compra do cliente e análise de feedbacks já recebidos. Para fidelizar os clientes, muitas empresas já estão adotando uma estratégia exclusiva para esse setor, denominada de Customer Success.

 

2. Não manter o relacionamento com os clientes

 

Não manter o relacionamento com seus clientes é outra falha que pode fazer você perdê-lo. O que sua empresa faz para construir e manter esse relacionamento?

 

Alguns hábitos fundamentais que sua empresa pode adotar são:

 

– Ser pontual: como os negócios têm se tornado cada vez mais rápidos e dinâmicos, a espera pode gerar frustração. Ser pontual e rápido são formas de demonstrar ao seu cliente que ele é importante para a empresa.

– Usar métricas para monitorar a satisfação: métricas diversas e correlacionadas, em variados setores, ajudam a visualizar o panorama da satisfação do cliente.

– Ser empático durante o atendimento: tratar seu cliente da forma como gostaria de ser tratado é o básico. Mostre que sua empresa está disposta a satisfazer as necessidades relacionadas ao seu negócio.

 

3. Não conhecer o cliente

 

Para não afastar clientes, é fundamental conhecê-lo, principalmente entendendo como sua marca pode ajudá-lo a enfrentar seus desafios e alcançar seus objetivos.

 

Faça pesquisas de mercado, mapeie as necessidades dos consumidores com relação ao seu nicho. Conheça as características do seu público a fundo.

 

Uma estratégia assertiva que vem auxiliando as empresas é a criação de uma Persona. Trata-se de um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. A persona é baseada em dados reais sobre as características demográficas e comportamento, assim como em histórias pessoais, motivações e preocupações. Sua definição ajuda no planejamento e criação de conteúdo e na aplicação de estratégias de marketing digital.

 

4. Não se manter ativa nas mídias sociais

 

Outro erro que pode afastar clientes é não manter sua marca ativa nas mídias sociais.

 

Redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Pinterest são grandes aliadas para construir uma presença que gere resultados para sua marca.

 

Grandes oportunidades de negócio surgem diariamente nas mídias sociais. Ao  contar com uma estratégia de presença no ambiente online, você pode despertar o engajamento do público, otimizar sue investimento e ainda aproveitar ferramentas que funcionam como verdadeiras centrais de atendimento ao cliente.

 

Quer saber mais sobre como gerar mais atração de clientes para sua marca pela internet? Fale com a equipe Inovatório pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin. Se preferir, deixe um comentário no nosso site.

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