Sua marca tem um propósito?

Já parou para pensar no propósito da sua empresa? (um minuto de silêncio). Isso mesmo, esse questionamento no início parece meio vago, mas é essencial para pensar em como os seus clientes vêem a sua marca. Hoje nós vamos te ajudar a pensar a sua empresa de “dentro pra fora” e assim criar uma identificação e vínculo com os seus clientes.

Sua empresa tem propósito?

 

O que é Propósito de Marca?

 

Propósito de Marca é uma das definições mais importantes para um negócio, ela busca a essência da empresa, a principal razão de existir. Neste momento você pode pensar, ok, legal, mas eu sei bem o que eu faço. Eu vendo cadeiras!  Sim, você pode saber o que faz de forma supérflua, o que queremos saber com o propósito da marca está dentro do que você faz, é o porque você faz! O que muitos conhecem como a “alma do negócio”.

Como definir o propósito da minha marca?

 

Entendido o que é o propósito da marca nos questionamos em como definir isso. Eu consigo fazer essa definição sozinho? Posso escolher a caso?

Como dissemos, o propósito de marca é uma das definições mais importantes de uma empresa, e você proprietário, fundador, sócio é a pessoa mais indicada para realizar essa definição. Para isso, existem técnicas que te apoiam.

Simon Sinek, é um antropólogo americano, que  ao estudar grandes empreendedores e suas organizações verificou alguns de seus potenciais e com isso criou uma ferramenta que auxilia a descobrir o que  motiva o consumidor a comprar determinado produto ou serviço. A ferramenta é chamada de “Círculo Dourado”.

O Círculo Dourado é formado basicamente por três círculos um dentro do outro onde, no mais externo está o “O QUE”. Nesta região você inserirá o que a sua marca faz. Fácil! Minha empresa vende cadeiras! Isso mesmo, por ser externamente esta é a definição mais generalizada.

No segundo extrato, será definido o “COMO”. Como você vende cadeiras? Pense bem e registre.

Agora vamos para a questão mais importante e por isso o círculo central, o “POR QUE”. Nesta etapa você vai pensar a sua motivação, o coração do seu negócio, a razão pelo qual você faz isto.  

Ah, não vale dizer pelo lucro. Pensar sua marca apenas na busca pelo lucro já demonstra que você está no caminho errado.

 

círculo dourado

Ter essas definições bem claras para a sua marca colocam sua empresa em outro patamar. Não mais como um simples negócio de cadeiras, mas um negócio de cadeiras que tem uma motivação. Conseguindo demonstrar essa motivação para o seu público é que faz tornar sua marca conhecida e relevante.

Entenda que, quando você comunica antes o seu porquê, você atinge diretamente o comportamento das pessoas, criando uma conexão emocional, e assim fica mais fácil oferecer o seu benefício pois, neste momento o cliente já está convencido de que a sua marca é o que ele precisa.

Para ficar mais claro, separamos alguns exemplos:

 

Exemplos de Propósito de Marca

 

Quando a Harley Davidson foi fundada, seus criadores William S. Harley e Arthur Davidson, escolheram um posicionamento totalmente diferente de outras marcas que vendiam motos. Apesar de serem sempre motos, a marca foi além e demonstrou  acreditar na sensação de liberdade, no espírito selvagem e na atitude de viver a vida. Esta escolha foi um posicionamento estratégico e uma demonstração de paixão pelo que faz, o que levou a marca a ser o que é hoje. Não à toa, seus usuários tem este espírito, se relacionam entre si, criam clubes, reuniões e consomem a marca em todos os sentidos.

Da mesma forma você pode pensar na Apple, uma empresa de computadores como outra qualquer não é mesmo? Ops, acho que não. E o diferencial da marca não está no design e tecnologia dos seus produtos, mas sim na forma de comunicar isso ao seus usuários. Você jamais verá a Apple vendendo um produto porque ele “tem design”, “tem tecnologia avançada”. Não, a comunicação da Apple está voltada para o que a empresa acredita, em pensar diferente, em atingir um status em desafiar e criar produtos de qualidade. Este é o diferencial de empresas de sucesso.

Conseguiu perceber a importância de pensar a motivação da sua marca? Veja esse TED do próprio Simon Sinek explicando mais sobre o Círculo Dourado e seus benefícios aqui.

 

 

 

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