E aí, quer saber como utilizar o Canvas para planejar o seu negócio? Vem, que nós te explicamos tudo!  Mas antes, você sabe o que é o Canvas?

O que é o Canvas?

 

O Business Model Canvas tem origem no livro Business Model Generation do Alexander Osterwalder. Consulte o livro aqui: Business Model Generation

Basicamente, esse modelo ajuda a você pensar e planejar o seu negócio. Ele foi elaborado com estratégias do design thinking, de modo colaborativo, por mais de 200 consultores de todo o mundo de maneira inovadora. O resultado, é um modelo que pode ser aplicado facilmente e que permite a visualização completa da empresa.

 

Mais que uma tabela

 

O Bussiness Canvas é mais que uma tabela de dados. O modelo é composto por nove blocos, separados e posicionados em diferentes áreas que permitem a prototipação e análise do seu negócio. Para desenvolvê-lo basta completar os espaços com pequenos textos. A proposta é demonstrar de maneira gráfica o encaixe estratégico das informações de forma reduzida, fluida e eficaz.

 

 

Os Blocos do Canvas

 

Deve-se iniciar o preenchimento do modelo pelo bloco Segmento de Clientes. Antes de tudo, pense e defina o nicho de cliente, começar por este item faz com que todos os demais dados sejam pensados especificamente para este tipo de pessoa.

 

Após esta definição, passe para a Oferta de Valor. Aqui, você colocará todas as informações do que a sua empresa tem de benefício para oferecer a este cliente.

 

Prossiga o preenchimento, e vá para o item Canais. Neste caso, pense em como a sua empresa comunica e entrega o valor definido anteriormente. Observe, que em seu modelo de Canvas este dado está no meio, fazendo exatamente esta ponte necessária entre o cliente e o valor.

 

O campo de Relacionamento deve ser o 4º a ser preenchido. Este é um campo difícil mas de extrema importância, é nele que você definirá boas estratégias para se relacionar com o seu público, sem deixá-lo escapar para a concorrência.

 

Siga preenchendo o lado direito do seu modelo Canvas com o Fluxo de Receita, aqui você define qual será a sua fonte de renda, como o cliente pagará pelo serviço. Pense, estude e busque sempre novas soluções.

Continuando, agora do lado esquerdo, os Recursos-Chave ou seja, quais itens são fundamentais para o seu negócio funcionar. Seja bem objetivo neste item. Exemplo: computador, papel e caneta.

Complementando o item anterior, passe para Atividades-Chave. Neste caso, quais são as atividades mais importantes para o seu negócio funcionar.

 

E pensando no funcionamento de tudo isso, complete o item Parceiros-Chave, ou seja, tudo o que vem de terceirizações, como fornecedores.

Para finalizar o seu quadro, na base dele, faça o preenchimento do item Estrutura de Custos. Coloque aqui tudo o que for de financeiro, custos para materiais, funcionários, parcerias, etc.

 

Com o modelo todo preenchido é possível visualizar todo o funcionamento da sua empresa.

 

Para fazer o seu modelo Canvas é possível usar o app Sebrae Canvas, assim você consegue  criar o canvas do seu negócio online. Várias pessoas podem trabalhar juntas na criação e é facilmente editável confira: https://www.sebraecanvas.com/#/

A intenção do Modelo ser editável é justamente poder revisá-lo e ajustá-lo. Seu negócio deve estar em constante transformação e sempre para melhor!

 

Vamos pensar juntos no Canvas da sua empresa? Fale com o Inovatório!

Share This