Como transformar a sua marca em uma lovemark

Uma marca se torna uma lovemark quando envolve o consumidor a ponto dele se tornar um cliente fiel, apaixonado e um verdadeiro fã dos produtos ou serviços. Para transformar uma marca em uma lovemark, é necessário se preocupar em criar relações significativas, manter contato com o público-alvo, se preocupar com o que os clientes pensam, desejam e precisam.

 

A expressão “lovemark” foi criada por Kevin Roberts, CEO da agência Saatchi&Saatchi e autor do livro “Lovemarks e o futuro das marcas”. Na definição de Roberts, uma lovemark é uma marca cuja credibilidade e reconhecimento no mercado reúnem fãs ou entusiastas, que possuem uma relação de amor de fã à marca.

 

Muito se fala que clientes satisfeitos são uma das melhores estratégias de propagar uma empresa e seus serviços. Porém, os fãs de uma lovemarks se sobressaem, pois além de divulgar a marca, a defendem perante seus concorrentes e adquirem os produtos e/ou serviços sem realmente precisar ou pensar muito antes de realizar a compra. Um exemplo muito conhecido desse comportamento são os fãs da Apple, que compram um celular novo da marca a cada lançamento sem realmente precisarem.

 

Uma lovemark não nasce da noite para o dia, mas sim quando há mudança de pensamento da empresa sobre seus clientes e através de uma série de ações que fidelizem clientes e os tornem em verdadeiros fãs. Kevin Roberts afirma que para transformar uma marca em uma lovemark é preciso reconhecer que os clientes não são dados demográficos, mas são pessoas com emoções, necessidades e desejos que devem ser levados em conta.

 

Uma marca alcança definitivamente o nível de lovemark quando seus clientes que a
amam expressam esse sentimento. Robert afirma em seu livro que “as lovemarks não são propriedade dos fabricantes, dos produtos, das empresas. São das pessoas que a amam”.

 

Existem cinco princípios básicos para implantar uma lovemark, sugeridos pelo autor do livro “Lovemarks e o futuro das marcas”.

 

  1. Envolva os clientes: é importante solicitar feedback do público para desenvolver novos produtos ou serviços. Procurar fazer com que o consumidor se sinta parte da empresa.

 

  1. Priorizar a lealdade: tanto o cliente como a empresa precisam ser leais à
    marca. Por exemplo, a empresa não pode propagar uma ideia de sustentabilidade e realizar ações que produzam impacto negativo ao meio
    ambiente – sendo desse modo incoerente com seu discurso e traindo os consumidores que acreditavam nos ideais da marca.

 

  1. Conte boas histórias: Histórias criam novos significados, conexões e sentimentos. E as lovemarks são adeptas a boas histórias, pois elas
    instigam e envolvem as pessoas.

 

  1. Os colaboradores da empresa também precisam ser apaixonados por ela: é simples, se a própria marca não amar o que faz, os clientes também não irão.

 

  1. Seja responsável: a empresa deve ser extremamente responsável com o que faz, pois a paixão por uma lovemark pode ser levada ao extremo. Inclusive, há pessoas que chegam a sacrificar sua vida por uma marca. Um exemplo disso são países – uma das lovemarks mais poderosas do mundo.

 

Transformar uma marca na “queridinha” do consumidor exige muito trabalho e responsabilidade. Em nossa equipe temos especialistas em branding prontos para realizar a gestão da sua marca para torná-la mais conhecida, desejada e melhor posicionada na mente dos clientes.

 

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Fontes:

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