Inbound Marketing

O Inbound Marketing cria valor para a sua marca e atrai os clientes em potenciais a partir da entrega de conteúdo relevante. Em vez de “empurrar” um serviço ou produto, a estratégia é atrair os consumidores para a marca por meio de seus canais online: site, redes sociais, plataformas de anúncios, entre outros.

Um conceito muito importante para entender sobre Inbound Marketing é a Jornada de Compra. Ela pode ser definida como o conjunto das etapas que um consumidor descreve até a conversão (aquisição do produto ou outra ação esperada pela marca):

Ideias e ideias

Aprendizado e descoberta:

é quando o consumidor ainda não sabe que tem um problema ou necessidade. A missão dessa etapa é atrair a atenção do público para posteriormente fazê-lo entender do problema ou oportunidade que possui.

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Buscando Soluções

Reconhecimento do problema:

é a fase em que o consumidor já tem uma noção do tema que está sendo abordado e entende seu problema ou oportunidade. Nesse momento, ele começa a buscar e considerar possíveis soluções.

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Avaliando as Soluções

Consideração da solução:

após entender mais sobre seu problema, o consumidor encontrou algumas soluções e está avaliando o que pode fazer. É preciso que ele identifique seu produto como uma boa solução. É importante criar um senso de urgência de modo que o cliente avance no processo de compra.

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Finalmente a compra!

Decisão de compra:

é o fim do processo em que o cliente toma a decisão de compra. Nessa etapa falamos sobre a marca, mostramos seus diferenciais e convencemos o consumidor que essa é a melhor escolha a ser feita.

Visitantes, oportunidades, clientes

Funil de Inbound Marketing

O funil de Inbound Marketing, por sua vez, considera que primeiro é preciso atrair visitantes para o site da sua marca, para então gerar interesse em conteúdos relevantes. A partir desse interesse, havendo a conversão do visitante, passa-se a oferecer novos conteúdos, iniciando a chamada “nutrição de leads”, que poderá resultar na aquisição do serviço ou produto quando este consumidor estiver preparado para isso.

Levando em conta a jornada de compra e o funil de Inbound Marketing, esse serviço torna-se uma opção muito vantajosa para as marcas, pois mostra-se capaz de atrair e guiar o cliente de maneira fluida da forma mais interessante para ele.

No Inbound Marketing, desde o momento em que o cliente descobre sua necessidade até a decisão de compra, a marca passa a acompanhá-lo. O resultado esperado é que o relacionamento seja capaz de gerar não só a aquisição do serviço mas também um relacionamento de longo prazo com a marca.

4 Principais Benefícios do Inbound Marketing

01

Alcançar o
Público Ideal

O Inbound Marketing atrai o público certo para a sua marca através de um conteúdo segmentado, que é distribuído nos canais online Facebook, Instagram, LinkedIn, e-mail e no próprio site da empresa.

02

Aumentar o poder de
persuasão da sua marca

Durante a jornada de compra no Inbound Marketing, é enviado ao consumidor o conteúdo necessário para a sua qualificação – o processo que envolve demonstrar de forma progressiva que o produto ou serviço da sua marca é a solução ideal para a necessidade dele.

03

Ter um relacionamento
mais próximo com os clientes

O Inbound Marketing também é conhecido como “marketing de atração”, pois sua estratégia é atrair o cliente em potencial ao invés de tentar empurrar um produto ou serviço nele. Com isso, cria-se uma relação de confiança entre consumidor e marca.

04

Otimizar os custos em
Marketing e Comunicação

A aplicação das metodologias de Inbound Marketing trazem bons resultados para marcas à medida em que passa a entregar não somente pessoas interessadas nos seus produtos como também oportunidades de relacionamento com os clientes. Ao consolidar esse relacionamento, a marca passa a ter inúmeras opções de trabalhar seus produtos, serviços e até mesmo captar novos insights para melhorar o seu negócio.

Um conceito muito importante para entender sobre Inbound Marketing é a Jornada de Compra. Ela pode ser definida como o conjunto das etapas que um consumidor descreve até a conversão (aquisição do produto ou outra ação esperada pela marca):

Como Fazemos

Briefing e alinhamento de estratégias

O serviço de Inbound Marketing tem início com a reunião de briefing para coleta de informações sobre o planejamento estratégico da empresa, assim como os objetivos e tendências de negócios.

Planejamento e calendário editorial

Em seguida, o Inovatório se dedica à pesquisa de cenário, concorrentes e público da empresa. Somente após essa etapa é possível passar ao planejamento de conteúdos online.

Integração ao RD Station

Como parceiros da Resultados Digitais, o Inovatório aplica em sua estratégia de Inbound Marketing a ferramenta RD Station. O RD Station é uma plataforma online que permite a criação de landing pages, e-mail marketing e outros conteúdos exclusivos linkados a um site, ampliando a captação de visitantes e a conversão do público nas ações definidas pela marca em sua estratégia de negócio. O RD Station permite, entre outras ações, a automação de campanhas e ações de email marketing e a gestão de leads, com integração a diferentes CRMs.

Construímos um cenário completo
Construímos um cenário completo

Criação e publicações de conteúdos

A equipe Inovatório, formada por designers gráficos, redatores, analistas de mídias sociais e especialistas em gestão de marca dedicam-se a criar conteúdos exclusivos e de alto impacto para o público dos clientes atendidos. A publicação dos conteúdos é realizada a partir das melhores práticas das redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros.

Gestão de leads e entrega de informações

O alcance do objetivo fundamental do serviço de Inbound Marketing – a captação de leads qualificados para a marca, passa por análise mensalmente para que os resultados sejam acompanhados pelo cliente e pela equipe Inovatório. Relatórios analíticos são discutidos com o gestor de atendimento, que apresenta novos insights e caminhos para o ajuste da estratégia.

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