Agência de inbound marketing: o que esperar na hora da contratação

 Agência de inbound marketing: o que esperar na hora da contratação

Saiba o que uma agência de inbound marketing oferece e entenda os pontos principais para a entrega dos melhores resultados

O inbound marketing vem crescendo como a estratégia de marketing preferida para a criação de relacionamento com o público na internet. Tendo como ponto inicial a conquista de atenção por meio de conteúdos relevantes e exclusivos, o inbound marketing conduz o potencial consumidor a percorrer uma série de etapas consecutivas que têm como objetivo a criação de um relacionamento de longo prazo com a marca.

Os resultados são: uma maior abertura para a abordagem comercial, a opção direta pela aquisição dos produtos e, no melhor dos cenários, a geração de defensores da marca que levarão informações positivas sobre sua experiência para um grande número de outros potenciais consumidores.

Para iniciar a prática de inbound marketing, é muito importante contar com uma agência que ofereça uma série de competências que serão os grandes diferenciais para os bons resultados da estratégia. Confira a seguir os principais pontos a se considerar ao contratar uma agência de inbound marketing.

Visão de negócios
Para atender empresas e organizações que buscam otimizar seus resultados em vendas e comunicação, é essencial que agência de inbound marketing ofereça profissionais com uma boa visão de negócios. Conhecimento sobre metodologias de modelos de negócio e ferramentas das áreas de administração e marketing geram ganhos mais efetivos a gestores que chegam à agência e precisam delinear o plano de inbound marketing desde o início, considerando as demandas macro da empresa.

Business Model Canvas, Análise SWOT e práticas de Design Thinking estão entre as ferramentas que ajudam a abrir horizontes para definir objetivos, metas e canais a serem trabalhados.

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Rigor no planejamento
Uma agência de inbound marketing qualificada para a prestação do serviço mostrará sua preocupação com o planejamento das ações a serem realizadas. E manterá o cliente focado nas ações planejadas. Esse requisito é essencial para garantir a qualidade dos materiais produzidos. A regularidade nas publicações e anúncios e, principalmente, a coleta de dados sobre a efetividade de cada ação realizada também são garantidos dessa forma.

A mudança constante nas atividades, canais, tipos de conteúdos e tom de voz da marca contribuem para desviar o foco na análise de resultados, gerando dúvidas sobre os rumos da estratégia.

Serviço orientado por gestão de projetos
A equipe destinada aos serviços de inbound marketing oferece melhores resultados quando conta com a coordenação de um gestor de projetos. É função do gestor de projetos ter a visão completa sobre todo o trabalho, considerando os prazos de criação e entrega ao cliente para manter todo o serviço dentro do cronograma acordado. Também é papel do gestor de projetos estudar a melhoria das práticas na área, otimizando processos e resultados de toda a equipe.

Análise de resultados
Após o início da execução dos serviços, em um prazo a ser combinado com o cliente, a agência de inbound marketing deve entregar relatórios de resultados. Alinhando área comercial com estratégia de inbound marketing, as informações apresentadas devem permitir avaliar as ações de maneira clara e coerente.

As métricas, estabelecidas no momento do planejamento da estratégia, devem ser analisadas também a partir de pontos de vista que considerem o acompanhamento de tendências, concorrentes, comportamento de público, sazonalidade, entre outros fatores. Quer saber mais sobre inbound marketing e receber um diagnóstico da sua marca? Fale com o Inovatório pelo Facebook, Instagram ou LinkedIN, ou acesse nosso formulário de contato no site.

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